Ética, moral e direito no exercício da profissão de Enfermeiro (a), bioética como ética na assis...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Ética, moral e direito no exercício da profissão de Enfermeiro (a), bioética como ética na assistência à saúde e biossegurança e bioética by Mind Map: Ética, moral e direito no exercício da profissão de  Enfermeiro (a), bioética como ética na assistência à saúde e biossegurança e bioética

1. Moral

1.1. A palavra moral possui diferentes sentidos, sendo associada ao comportamento humano, que se refere ao bem e ao mal.

2. Bioética como ética na assistência à saúde e biossegurança e bioética

2.1. O compromisso ético dos profissionais de enfermagem, especialmente, ao cuidado humano, deve pautar-se na bioética, como prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva, em que pesem a dignidade humana.

2.2. Atualmente permanece ainda uma cultura de ignorar o risco eminente e se expor, sem preocupação com o perigo, em qualquer nível de atuação profissional na área da saúde.

2.3. Portanto, em questões da saúde, a ética da alteridade é um instrumento necessário para a preservação da dignidade do “outro”

3. Ética

3.1. Ética é o conjunto de princípios morais e valores que regulamentam os direitos e deveres de cada cidadão e que são estabelecidos e aceitos por um povo em um determinado tempo.

4. Ética, moral e direito no exercício da profissão de Enfermeiro (a)

4.1. Todas as profissões devidamente regulamentadas possuem um código de deontologia que normatiza os deveres e obrigações das profissões.

4.2. Dessa forma, o código de deontologia da enfermagem busca normatizar os deveres do profissional enfermeiro e orientá-lo sobre o que deve ou não ser feito.

5. Bioética

5.1. (“ética da vida”) que tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida, identificar os valores de referência racionalmente proponíveis, denunciar os riscos das possíveis aplicações.

6. Biossegurança

6.1. é o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades profissionais que podem comprometer a saúde, o meio ambiente ou a qualidade do trabalho desenvolvido

6.2. a biossegurança ocupacional envolve questões éticas, morais e de responsabilidade social