Vitaminas (1)

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Vitaminas (1) by Mind Map: Vitaminas (1)

1. Lipossolúveis

1.1. Vitamina A

1.1.1. vitamina A geralmente está associada à gorduras de alimentos de origem animal na forma de retinol ou na forma de carotenoides, principalmente betacaroteno em vegetais.

1.1.2. A vitamina A tem participação em diversas etapas de formação do organismo. É importante para formação e manutenção de dentes, ossos, mucosas, pele, para a visão e para o bom funcionamento do sistema imune.

1.1.3. Fígado, ovo, queijo, manteiga, bacalhau, laranja, frutos amarelos, hortícolas folhosas, cenouras, abóboras, espinafres, leite e leite de soja

1.2. Vitamina D

1.2.1. Durante a exposição da pele à luz do Sol, o corpo é capaz de ativar vias de síntese de colecalciferol, o principal vitâmero da vitamina D no organismo. Poucos alimentos são fontes de vitamina D.

1.2.2. Peixe, ovos, fígado, cogumelos

1.3. Vitamina E

1.3.1. A forma mais comum de se encontrar e também a forma biologicamente mais ativa dessa vitamina é a gama-tocoferol. Ela está envolvida nas reações antioxidantes. A deficiência em vitamina E está associada com doenças neurológicas, anemia, ataxia espinocerebelar, miopatias e diminuição da eficiência imune.

1.3.2. Diversas frutas e vegetais, nozes e sementes

1.4. Vitamina K

1.4.1. vitamina K depende parcialmente sua síntese das bactérias e microorganismos comensais que vivem na flora do intestino dos organismos.

1.4.2. A principal função da vitamina K é relacionada com a capacidade de coagulação sanguínea. Além disso, outra função desta vitamina é regular a disponibilidade de cálcio encontrada na matriz óssea, sendo então importante para a mineralização deste tecido. Outras funções da vitamina K estão relacionadas com o crescimento celular em tecidos diversos como nos rins, entre outros.

1.4.3. Hortícolas como o espinafre, gema de ovo, fígado

2. Hidrossolúveis

2.1. Vitaminas do complexo B: Estão diretamente ligadas ao bom funcionamento do metabolismo celular. Elas desempenham papeis principalmente como coenzimas, permitindo que a célula sintetize substratos importantes para sua manutenção, como ácidos graxos, aminoácidos, lipídios, fosfolipídios e até mesmo hormônios e neurotransmissores. A falta de vitamina B pode acarretar e quadros de anemia, entre outras doenças.

2.1.1. Vitamina B1

2.1.1.1. Carne de porco, aveia, arroz integral, vegetais, batatas, fígado, ovos

2.1.2. Vitamina B2

2.1.2.1. Laticínios, bananas, feijão verde, espargos

2.1.3. Vitamina B3

2.1.3.1. Carne, peixe, ovos, diversos vegetais, cogumelos e frutos secos

2.1.4. Vitamina B5

2.1.4.1. Carne, brócolis, abacates

2.1.5. Vitamina B6

2.1.6. Vitamina B7

2.1.6.1. Gema de ovo crua, fígado, amendoins, hortícolas folhosa

2.1.7. Vitamina B9

2.1.7.1. Hortícolas folhosas, massa, pão, cereais, fígado

2.1.8. Vitamina B12

2.1.8.1. Carne e outros produtos animais

2.2. Vitamina C: A função principal da vitamina C no organismo é atuar como cofator em diversas reações bioquímicas. Estas reações estão relacionadas com síntese de colágeno, proteína importante para reparação dos tecidos, absorção de ferro e reações antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação de radicais livres. A vitamina C também é muito importante para o metabolismo das células imunes, cujo consumo é consideravelmente aumentado durante quadros de infecções.

2.2.1. Carne, vegetais, frutos secos, banana

2.2.2. Diversas frutas e vegetais, fígado

3. As vitaminas são importantes em diversas e distintas funções bioquímicas, por isso elas são classificadas pelo seu papel funcional e não pela sua estrutura.

4. A importância das vitaminas é tão grande no organismo, que mesmo ela sendo um micronutriente, seu consumo em excesso (hipervitaminose) ou em falta (hipovitaminose) pode acarretar desbalanço metabólicos que podem desencadear doenças.