Código de ética CONFEA/CREA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Código de ética CONFEA/CREA by Mind Map: Código de ética CONFEA/CREA

1. Dos princípios éticos e deveres da profissão

1.1. Dos objetivos: preservação e o desenvolvimento da sociedade.

1.2. Da natureza: somos formados pelos conhecimentos técnicos, científicos, e pela criação artística, no qual prestamos serviços em prol da melhoria da qualidade de vida do homem.

1.3. Da honradez: o profissional tem que honrar sua profissão, sendo íntegro e honesto.

1.4. Da eficácia: deve-se prestar um serviço adequado de acordo com sua formação, se balizando de normativas técnicas, além de boa técnica, visando resultados que satisfaçam o serviço, tendo em vista a qualidade e segurança em que o mesmo está envolvido.

1.5. Do relacionamento: deve-se manter uma relação honesta e progressista com seus profissionais de trabalho.

1.6. Ante ao meio: o profissional deve preservar o meio em que reside, uma vez que há bens, valores e pessoas envolvidas.

1.7. O profissional deve se limitar a sua capacitação, no qual o mesmo não pode exercer função além de seu conhecimento técnico.

2. Suas condutas vedadas se faz o oposto dos princípios éticos e deveres.

3. Dos direitos do profissional

3.1. Reconhecimento legal; liberdade de escolha; uso do título profissional e de afiliar a qualquer corporação profissional; competição leal no mercado; acesso a justa remuneração; direito a propriedade intelectual.

4. Abrange as áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geogragia e Meteorologia.

4.1. As entidades, instituições e conselhos integrantes da organização profissional são igualmente permeados pelos preceitos éticos das profissões

4.2. As profissões são caracterizadas por seus perfis próprios, pelo saber científico e tecnológico. Apesar de cada um trabalhar visando uma motivação pessoal, o mesmo deve também ter uma vocação para o bem estar e desenvolvimento do homem.

5. Das infrações:Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.