Nutrição de Plantas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Nutrição de Plantas by Mind Map: Nutrição de Plantas

1. Cloro

1.1. Importante nas reações fotossintéticas, atua no metabolismo da água e na transpiração das plantas. A sua deficiência reduz o crescimento vegetal provoca clorose e necrose nas folhas e atrofiamento de raízes. Sintomas iniciam nas estruturas mais velhas

2. Ferro

2.1. Costitui citocromos, é necessário para a sintese de clorofila, atua na fixação de N2 e na respiração, e atua na formação de troncos e raízes. A sua deficienciência provoca amarelecimento de folhas novas, mas as nervuras permanecem verdes, redução do crescimento vegetal e inibe o desenvolvimento dos primórdios foliáres.

3. Boro

3.1. Constituinte da parede celular, atua no alongamento celular e no metabolismo de carboidratos, atua no transporte de açucares e seiva Atua no desenvolvimento de folhas e brotos. A sua deficiência afeta o desenvolvimento de brotos, flores e produz frutos e sementes anormais. Os sintomas iniciam nas folhas mais jovens.

4. Zinco

4.1. Costituinte e ativador de enzimas. A carência provoca menor crescimento, impede o alongamento entre nós e menor desenvolvimento foliar , interfere também na produçao e frutificação. Os sintomas ocorrem nas folhas mais novas.

5. Manganês

5.1. Importante para diversas enzimas e controla reaçôes de redução, importantes para a fotossíntes e produção de clorofila. A carência provoca clorese entre as nervuras das folhas mais jovens, necrose em alguns pontos da folha e enrolamento e queda de flhas.

6. Cobre

6.1. Importante para diversas reações provocadas por enzimas, atua na fotossíntese, respiração celular e na redução e correção de N2. A sua deficiência produz folhas verde-azuladas, com forma alongada, enroladas e com as extremidades curvadas para baixo e com clorose. Os sintomas ocorrem nas folhas jovens

7. Molibdênio

7.1. Cnstituinte das nitrogenases e nitrato redutases. A carência produz manchas com clorose entre as nervuras, seguido de necrose nas margens e enrolamento das margens. Os sintomas iniciam nas estruturas mais jovens

8. Nitrogênio (N)

8.1. Constitui proteínas, aminoácidos, ácidos nucleicos, nucleotídeos e promove a formação de clorofila. A sua deficiência causa crescimento lento, folhas amareladas e menores

9. Fósforo

9.1. Constitui ácidos nucleicos, nucleotídeos, fosfolipídeos, tem papel importante nas reações que envolvem ATP. Atua na formação de raízes, sementes e auxilia na floração e maturação de frutos. a sua deficiência provoca um atraso no florescimento, folhas velhas com manchas padas e gemas laterais dormentes.

10. Potássio

10.1. Necessário para o funcionamento das enzimas, importante para o turgor celular e na manutenção da eletroneutralidade da célula, importante na produção de carboidratos e frutos. A sua deficiência provoca clorore e necrose nas margens da folha e diminui o crescimento apical.

11. Enxofre

11.1. Cosntituinte de aminoácidos e vitaminas e atua na formação de cloroplastos. A sua deficiência provoca clorose nas folhas novas, folhas pequenas e enroladas na margem.

12. Magnésio

12.1. Importante constituinte da molécula de clorofila, e importante para enzimas que transferem fosfatos. A sua deficiência provoca clorose nas folhas velhas, mas as nervuras permanecem verdes (clorose internerval).

13. Cálcio

13.1. Cstitui a lamela média da parede celular, é importante para o funcinamento de enzimas na hidrólise de ATP e fosfolipídeos, atua também como mensageiro na planta e regula o transporte de nutrientes na planta. A sua deficiência provoca manchas entre nervuras, e crescimento irregular de folhas.

14. Níquel

14.1. Costitui as ureases e as nitrogenases, atua no crescimento e envelhecimento da planta, pode ainda ajudar na ressitência de plantas a doenças. A carência pode provocar necrose nas folhas jovens e redução na germinação das sementes