TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO by Mind Map: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

1. Teoria de contingência:

1.1. Ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.

1.1.1. Pode se dizer que uma das principais característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente.

2. Teoria Estruturalista

2.1. Apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

2.1.1. As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.

3. O estudo das organizações começou ainda no século XIX, mas foi no início do século XX que se desenvolveu e deu origem à Administração como ciência, na busca de oferecer respostas aos principais problemas organizacionais de cada época

3.1. Neste contexto, a Teoria Geral da Administração surgiu como fruto do estudos de filósofos, de práticas realizadas nas organizações eclesiásticas e militares e está dividida em sua abordagem clássica: Teoria Científica, Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia, e na sua abordagem moderna: Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria Sistêmica e Teoria Contingencial.

4. Teoria Clássica (Fayol):

4.1. Também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

4.1.1. Segundo Fayol, as funções administrativas estão acima das demais e englobam os 5 elementos do ato de administrar: • Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa. • Organizar: Construir o duplo organismo da empresa, material e social. • Comandar: Dirigir e orientar o pessoal. • Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. • Controlar: Verificar que tudo corre de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

5. Teoria das Relações Humanas:

5.1. Como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

5.1.1. Objetivo: é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.

5.1.1.1. Características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.

6. Teoria Neoclássica:

6.1. Ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.

6.1.1. Características marcantes: ênfase na prática da Administração, reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, ênfase nos princípios clássicos de administração, ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.

7. Teoria Burocrática (Weber):

7.1. Com ênfase na estrutura, tinha como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

7.1.1. Características: Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas; Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos; Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações.

8. Teoria Comportamental:

8.1. ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behavorista. Apesar dela ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.

8.1.1. As principais características da Teoria Comportamental são: A grande ênfase nas pessoas; A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho); O estudo do comportamento humano.

8.1.1.1. A principal finalidade da teoria comportamental é compreender o sistema social da empresa e a forma como ele influência a organização e o seu desenvolvimento. Para conhecimento, o comportamento organizacional é basicamente, o estudo sobre os grupos e indivíduos e o modo como eles interagem entre si e com a organização.

9. Administração Científica (Taylorismo):

9.1. com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

9.1.1. Principal característica: ênfase nas tarefas. Conceito: Deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência, aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência Industrial. Métodos: os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. ênfase nas tarefas. Conceito: Deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência, aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência Industrial. Métodos: os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.

10. O objetivo desse artigo é investigar as dinâmicas organizacionais de três empresas de Fortaleza, observando suas práticas de gestão e suas práticas de mudança e comparar esses resultados com as teorias presentes na Teoria Geral da Administração.