Fases de desenvolvimento do milho

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Fases de desenvolvimento do milho by Mind Map: Fases de desenvolvimento do milho

1. VE– Emergência · quando as primeiras folhas aparecem na superfície do solo. A semente absorve água e oxigênio. Com a umidade adequada(10-12°C) as sementes emergem entre 5 a 7 dias.

2. V2– Segunda Folha Raízes nadais começam a crescer abaixo do solo e raízes semanais começam a senescer.

3. V4– Quarta Folha Raízes natais são dominantes. As folhas se desenvolvem no meristema apical.

4. V6– Sexta folha Seis folhas com colar visível. A 1° folha com ponta arredondada está em senescência, mas deve ser contata também. Todas as estruturas da planta já tiveram seu crescimento iniciado. Entre a V6 e V10 ficaram as espigas. A estrutura da planta aumenta e conforme o crescimento se desenvolvem nós localizados abaixo da superfície do solo.

5. V10– Décima Folha Raízes aéreas começam a se desenvolver nos nós da planta. Nessa fase a planta necessita de 6mm de água pro dia.

6. V1– Primeira Folha Primeira folha com colar visível e ponta arredondada. O ponto de crescido da planta é localizado abaixo da superfície do solo até o estágio V5. Nesse estágio deve ser feito controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

7. V14– Décima quarta folha Rápido crescimento, aproximadamente duas semanas antes do florescimento, nessa fase o milho é sensível só estresse por altas temperaturas e secas. Até o VT, 4 ou 6 folhas se expandem. Deve-se dar atenção a problemas radiculares. Devem aparecer espigas anormais.

8. VT– Pensamento O potencial de grãos por fileiras da espiga é definido, e o potência do número final de grãos. O tamanho da espinha também é definido. O último ramo do pendão é visível no topo da planta. O estilo-estigma do milho pode ou não aparecer nessa fase (cabelos). O calor pode afetar o potencial do número de grãos.

9. R1– Embonecamento e Polinização O florescimento começa quando os cabelos se projetam para fora da palha, os primeiros a aparecer são responsáveis pela polinização dos grãos da base da espiga. Os cabelos se mantém ativos até a polinização, o pólen vai do pendão até o cabelo do milho, e fertiliza o óvulo, produzindo um embrião. O potencial de números de grãos é determinado nessa fase, e a altura máxima da planta é definirá deste estágio.

10. R2– Grão Bolha D'água O cabelo do milho escurece e começa a secar. O grão parece uma bolha branca meio transparente no seu interior. O grão tem 85% de umidade. Inicia-se o enchimento de grão.

11. R3– Grão Leitoso O cabelo do milho seca. O grão fica amarelo e um líquido semelhante a leite sai se esmagado. O amido de dentro do grão. O estresse pode causar abortamento

12. R4– Grão Pastoso Pelo acúmulo de amido o grão fica pastoso. Ocorre um acúmulo de nutrientes e amido no grão, e ele possuí 70% de umidade. O estresse pode causar grãos chochos e má formação.

13. R5– Formação de Dente Maioria de grãos estão sentados, a umidade do grão cai para 55% e o canteiro do amido aumenta. O estresse pode reduzir a massa do grão, quase o ponto para fazer silagem

14. R6– Maturidade Fisiológica A camada preta se forma n abade do grão, bloqueando a entrada de nutrientes para o grão. Estão maduros. O grão não está pronto para ser armazenado.