Funções da química orgânica

mapa mental sobre as funções da química organica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Funções da química orgânica by Mind Map: Funções da química orgânica

1. Hidrocarbonetos: Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, com fórmula geral: CxHy.

2. Aromáticos: Os hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos que possuem um ou mais anéis benzênicos ou núcleos aromáticos.

3. Cetona: são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário. São formadas pela oxidação de álcoois secundários, onde um átomo de hidrogênio (ligado ao oxigênio) é retirado e o átomo de oxigênio passa a fazer uma ligação dupla com o carbono da cadeia. As cadeias desta classe de compostos podem ser tanto abertas quanto fechadas (aromáticas ou não).

4. Aldeído: Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.

5. Ácido carboxílico: Os ácidos carboxílicos são compostos que possuem o grupamento carboxila (carbonila + hidroxila) na extremidade da cadeia. Em geral são mais fracos que os ácidos inorgânicos e mais fortes que outros compostos orgânicos. São os compostos que dão origem aos ácidos graxos (ácidos com mais de 10 carbonos) e lipídios e são os responsáveis pelo suor característicos de cada ser humano.

6. Aminas: são os compostos em que os átomos de hidrogênio são substituídos por radicais alquila, ou seja, radicais dos alcanos, ou arila, aqueles derivados de um anel benzênico. Quando apenas um dos hidrogênios é substituído, a cadeia é classificada como uma amina primária. No caso de dois hidrogênios substituídos, amina secundária e três, terciária. Quando o átomo de hidrogênio é substituído por um radical arila, denominamos amina aromática.

7. Amidas: São os compostos em que o hidrogênio da amônia é substituído por um radical acila, ou seja, aquele que obtemos com a retirada da hidroxila de um ácido carboxílico. Neste caso teremos uma carbonila ligada ao nitrogênio.

8. Haleto orgânico: são hidrocarbonetos que tiveram um ou mais hidrogênios substituídos por halogênios. Alguns compostos desse grupo são o clorofórmio, o DDT e os CFCs. Os haletos orgânicos são compostos derivados da substituição de um ou mais hidrogênios de hidrocarbonetos pela mesma quantidade de halogênios

9. Álcool: É toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligados diretamente a átomos de carbono saturados

10. Fenol: são compostos que apresentam um ou mais radicais hidroxila (‒OH) ligados diretamente a um átomo de carbono do anel aromático.

11. Éter: Éter é todo composto orgânico onde a acadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos. O oxigênio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgânicos (alquila ou arila).