ENSINAR LÍNGUA OU ENSINAR GRAMÁTICA?

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ENSINAR LÍNGUA OU ENSINAR GRAMÁTICA? by Mind Map: ENSINAR LÍNGUA OU ENSINAR GRAMÁTICA?

1. "[...] conhecer uma língua é uma coisa e conhecer sua gramática é outra. Que saber uma língua é uma coisa e saber analisá-la é outra. Que saber usar suas regras é uma coisa e saber explicitamente quais são as regras é outra." (p. 41)

1.1. Ou seja, é perfeitamente possível uma pessoa saber falar uma língua, mas não saber a sua gramática formal.

1.1.1. Sendo assim, é possível aprender uma língua sem conhecer os temas técnicos de sua gramática.

2. "Seria interessante que ficasse claro que são os gramáticos que consultam os escritores para verificar quais são as regras que eles seguem, e não os escritores que consultam os gramáticos para saber que regras devem seguir. Por isso, não faz sentido ensinar nomenclaturas a quem não chegou a dominar habilidades de utilização corrente e não traumática da língua." (p. 42)

3. Quando se discute a abolição do ensino gramatical nas escolas, surge a discussão dos vestibulares. O ensino da gramática não deveria ser o foco nas aulas de Língua Portuguesa já que em provas tanto de vestibular quanto de concurso há uma cobrança de interpretação de texto também.

3.1. Mesmo que o ensino de gramática exista, há outras formas de se fazer. Como por exemplo por meio da própria leitura e interpretação de texto. Como os vestibulares são elaborados por professores ficaria mais fácil de fazer a adequação da prova.