Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Biologia by Mind Map: Biologia

1. Vírus

1.1. Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. Podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos.

2. Procariontes

2.1. Células que não possuem um núcleo celular definido e, por isso, o material genético celular fica disperso no citoplasma. Estrutura: Cápsula, Citoplasma, DNA, Flagelo, Membrana plasmática, Parede celular, Pilus e Ribossomo. Estas células se nutrem por meio de fontes de carbono e energia obtidas pelas ações: ação fototrófica, ação quimiotrófica

3. Protistas

3.1. O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares. Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas. Classificação: Sarcodinos, Mastigóforos, Esporozoários, Ciliados, Algas.

4. Reino Fungi

4.1. O Reino Fungi é representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Características: A maioria dos fungos são pluricelulares, mas há alguns unicelulares; sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada; a nutrição dos fungos é heterotrófica

5. Sistemática e Filogenética

5.1. A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia e também a Filogenia. A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares.

6. Animal

6.1. Animais invertebrados

6.1.1. São aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio. Características: células eucariontes, nutrição heterotrófica e eles são pluricelulares. Grupos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos.

6.2. Animais vertebrados

6.2.1. Pertencem ao reino Animalia e ao filo Chordata. Características: possuem medula espinhal e coluna vertebral, possuem tecidos (conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso), respiração braquial ou pulmonar, possuem derme e epiderme. Grupos: Peixes, répteis, anfíbios, aves, mamíferos

6.3. Embriologia

6.3.1. Área da biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões. O embrião passará por etapas: Mórula, Blástula, Gástrula. Área de estudo da Embriologia: Embriologia humana (analisa o desenvolvimento dos embriões humanos e identifica causas de malformações e anomalias), Embriologia vegetal (analisa o estágio de desenvolvimento das plantas), Embriologia comparada (analisa comparada de embriões de diferentes espécies.)

6.4. Sistema genital feminino

6.4.1. Órgãos internos: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos: lábios maiores, os lábios menores e o clitóris. Responsável pela produção dos hormônios progesterona e estrógeno e também pela produção dos gametas femininos.

6.5. Sistema genital masculino

6.5.1. A genitália interna é constituída pelos testículos (túbulos seminíferos), epidídimo, canais deferentes, ductos ejaculatórios, vesículas seminais, próstata, glândulas bulbouretrais e canal da uretra por onde os espermatozoides são liberados. A genitália masculina externa é constituída pelo pênis e pela bolsa escrotal. Responsável pela produção e pelo transporte dos espermatozoides, além disso, é produzido a testosterona, que garante o desenvolvimento das características secundárias masculinas.

6.6. Métodos anticoncepcionais

6.6.1. Métodos que evitam a gravidez indesejada. Eles são classificados em 5 tipos: comportamentais (tabelinha), hormonais (contraceptivos orais e injetáveis, implantes, pílula do dia seguinte, adesivos cutâneos), de barreira (camisinha, diafragma, esponjas, espermicidas), intrauterinos (DIU) e definitivos (laqueadura e vasectomia).

7. Plantas

7.1. Tecidos fundamentais das plantas

7.1.1. Funções: preenchimento, reserva, sustentação e realização de fotossíntese. Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima.

7.2. Briófitas

7.2.1. Briófitas são organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores. Reprodução sexuada e assexuada. Classificação: Hepáticas ( Hepatophyta), Antóceros (Anthocerophyta), Musgos (Bryophyta)

7.3. Pteridófitas

7.3.1. As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) são de grande porte e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas. Nessas plantas observa-se a presença de raízes, caule e folhas verdadeiras. São encontradas em ambientes florestais e até mesmo em áreas secas. Entretanto, a grande maioria das espécies é encontrada em regiões onde há uma maior umidade no solo. Classificação: Lycopodiophyta, Monilophyta

7.4. Características das gimnospermas

7.4.1. As gimnospermas são plantas vasculares (possuem vasos condutores de seiva) e que apresentam sementes “nuas”. A denominação de sementes nuas deve-se ao fato de que as gimnospermas não possuem sementes no interior de frutos. não necessitam de água para que ocorra a reprodução. Podemos dividir as gimnospermas em quatro filos: Filo Cycadophyta, Filo Cycadophyta, Filo Coniferophyta, Filo Gnetophyta

7.5. Características das angiospermas

7.5.1. As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores), que possuem raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. A reprodução das angiospermas inicia com a polinização. O grupos das angiospermas são: monocotiledôneas e dicotiledôneas.