Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Célula by Mind Map: Célula

1. Sistemas do Corpo Humano são aparelhos com funções vitais que envolve órgãos.

1.1. Sistema Circulatório

1.1.1. Formado pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares) e o coração, o sistema cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano uma vez que sua função é transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.

1.2. Sistema Respiratório

1.2.1. Formado pelas vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios) e pelos pulmões, o sistema respiratório é responsável pela absorção do oxigênio do ar e da eliminação do gás carbônico retirado das células.

1.3. Sistema Digestório

1.3.1. Formado pelo tubo digestório (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso) e os órgãos anexos (glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar), o sistema digestivo ou digestório é responsável pela digestão dos alimentos transformando-os em moléculas menores que serão absorvidas pelo organismo.

1.4. Sistema Nervoso

1.4.1. Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos), o sistema nervoso é responsável pela captação, interpretação e respostas às mensagens recebidas.

1.5. Sistema Sensorial

1.5.1. Formado pelos 5 sentidos do corpo humano (tato, paladar, olfato, visão, audição), o sistema sensorial está encarregado de enviar as informações recebidas para o sistema nervoso que as decodifica e envia respostas para o corpo. A ação de tatear algo é transmitida através dos neurônios sensoriais presentes na pele ao sistema nervoso, que envia a resposta, ou seja, interpretará se a superfície identificada é lisa, rugosa, quente ou fria. Da mesma maneira, as papilas gustativas enviam para o cérebro o sabor do alimento que receberá a identificação seu gosto (azedo, doce, amargo, salgado).

1.6. Sistema Endócrino

1.6.1. O sistema endócrino é formado por glândulas que realizam atividades vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, dentre outras. Dessa maneira, as glândulas são responsáveis por produzirem os hormônios os quais possuem determinadas funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal, dentre outros.

1.7. Sistema Excretor

1.7.1. Formado pelos rins e vias urinárias, o sistema excretor é responsável por eliminar resíduos que o corpo descarta, depois de passar pelo processo de digestão dos alimentos. Em outras palavras, o sistema excretor elimina substâncias que estão em excesso no organismo, buscando um processo denominado de “equilíbrio dinâmico”.

1.8. Sistema Urinário

1.8.1. Formado pelos rins e vias urinárias (ureteres, bexiga urinária e uretra), o sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, de modo que filtra as “impurezas” do sangue.

1.9. Sistema Genital/Reprodutor

1.9.1. O sistema reprodutor humano é dividido em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino, no entanto, ambos possuem a mesma função, ou seja, a reprodução de novos seres. Sendo assim, o masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis; enquanto o sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina.

1.10. Sistema Esquelético

1.10.1. O sistema esquelético dá forma e sustenta todo o corpo humano. Além disso, protege os órgãos internos e desempenha um papel importante nos movimentos, juntamente com o sistemas muscular e articular

1.11. Sistemas Articular/ Muscular

1.11.1. O sistema muscular estabiliza e ajuda a sustentar todo o nosso corpo, contribui na produção dos movimentos, ajuda a regular a temperatura corporal e auxilia o fluxo sanguíneo.

1.12. Sistema Imune

1.12.1. O sistema imunológico é composto por um conjunto de elementos do corpo humano que trabalham juntos para o defender de bactérias, vírus, micróbios e doenças. É uma barreira contra corpos estranhos, o escudo do corpo humano.

1.13. Sistema Linfático

1.13.1. É uma complexa rede de vasos que transporta a linfa pelo corpo. Em conjunto com o sistema imunológico, o sistema linfático ajuda a proteger as células imunes. Além disso, é responsável pela absorção dos ácidos graxos e pelo equilíbrio dos fluidos nos tecidos.

1.14. Sistema Tegumentar

1.14.1. O sistema tegumentar - ou pele - ajuda a regular a temperatura do corpo humano, e é responsável pela sensibilidade (juntamente com o sistema nervoso) mas acima de tudo protege o corpo, criando uma barreira a agressões externas e evitando a perda de líquido.

2. Funções dos Sistemas do Corpo Humano

2.1. Cardiovascular - Faz o transporte dos nutrientes e gases pelo corpo através do sangue.

2.2. Respiratório - Realiza a troca de gases entre o sangue e o ar, absorve oxigênio e elimina o gás carbônico.

2.3. Digestório - Envolve ingestão e quebra dos alimentos, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos.

2.4. Nervoso - Estabelece comunicação entre as diversas partes do corpo, elaborando respostas aos estímulos.

2.5. Sensorial - Captam estímulos do ambiente e enviam ao sistema nervoso que produz resposta imediata.

2.6. Endócrino - Produz os hormônios (nas glândulas) que atuam sobre as células do corpo, regulando seu funcionamento.

2.7. Excretor - Elimina as excretas, substâncias indesejáveis ao corpo, produzidas no metabolismo.

2.8. Urinário - Participa do processo de excreção, eliminando principalmente ureia através da urina.

2.9. Reprodutor - Permite a continuação da espécie através do processo reprodutivo, que envolve hormônios e sexualidade.

2.10. Esquelético - Sustenta o corpo, protege os órgãos internos e participa da locomoção, além de ser reserva de cálcio.

2.11. Muscular - Atua na locomoção do corpo e nos movimentos involuntários de alguns órgãos.

2.12. Imunológico - Atua por meio de células de defesa e órgãos imunitários para proteger o corpo de patógenos.

2.13. Linfático - Defende o organismo de infecções, detectando agentes invasores e toxinas na linfa

2.14. Tegumentar - A pele atua como barreira e proteção, também controla a temperatura corporal e tem papel sensorial.

3. Eucariontes

3.1. CÉLULA VEGETAL

3.1.1. Possui parede celular e cloroplastos.

3.2. CÉLULA ANIMAL

3.2.1. Possui membrana celular, citoplasma e núcleo.

4. Membrana Plasmática

4.1. A membrana plasmática ou membrana celular é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes. É uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.

5. Mitocôndrias

5.1. As mitocôndrias são organelas complexas presentes apenas em células eucarióticas. A sua função é produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular. Elas possuem material genético materno.

6. Núcleo Celular

6.1. O núcleo é a região da célula onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos. O núcleo é o que caracteriza os organismos eucariontes e os diferencia dos procariontes que não possuem núcleo.

6.1.1. Os cromossomos são filamentos de cromatina espiralados, presentes no núcleo de todas as células. A cromatina é formada por moléculas de DNA associadas com proteínas de duas classes, as histonas e cromossômicas não-histonas

7. Procariontes

7.1. Células procariontes são células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, material genético denominado nucleoide, e elas não tem núcleo. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado. Exemplos Seres unicelulares, como algumas bactérias, algas cianofíceas, algas azuis e micoplasmas.

8. Organização do corpo humano

9. Átomo - Molécula - Organelas - Células - Tecido - Órgão - Sistema - Organismo.

10. Organelas Celulares

10.1. As organelas são como pequenos órgãos, cada uma possui uma função específica, dentre respiração, nutrição e excreção das células. São elas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e vacúolos. Os ribossomos não são considerados organelas pois não possuem membranas.

11. Tipos de Tecidos do Corpo Humano

11.1. São eles agrupamento de células parecidas e similares : tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

11.2. O órgão é um grupamento de tecidos com junções estabelecidas.

12. A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.

13. Organelas Citoplasmáticas

13.1. Citoplasma: gordura , grânulos de glicogênio, ribossomos e vesículas secretórias

14. Mecanismos Homeostáticos

14.1. Os mecanismos que controlam temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos e concentração de elementos no sangue são as principais ferramentas utilizadas para manter o equilíbrio fisiológico. Em ação conjunta das funções de todos os órgãos e tecidos. Essa ação é necessaria para manter os sistemas funcionais do organismo