Movimentos Sociais Capítulo 8

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Movimentos Sociais Capítulo 8 by Mind Map: Movimentos Sociais Capítulo 8

1. Objetivo: Reivindicar e ampliar direitos sociais por meio de ações coletivas, dessa forma, permitindo a diminuição da desigualdade.

2. Exemplo de movimentos sociais: Um dos movimentos de massa mais famosos e antigos que se tem conhecimento é a queda de bastilha que marcou a revolução francesa em 1969. Outro grande movimento foi o movimento sufragista organizado por mulheres que reivindicavam o seu direito ao voto e à participação cidadã na políticaorganizado por mulheres que reivindicavam o seu direito ao voto e à participação cidadã na política

3. Estudo: Ao longo da história, os movimentos sociais foram vistos e estudados de diversas formas, sempre dependendo da ótica histórica e pelas correntes de pensamento vigente. Por exemplo, no século XX, o estudo desses movimentos se davam através da ideologia marxista onde os movimentos sociais eram lidos como manifestações de luta de classes.

4. Característica estruturais: Devido à grande variedade de manifestações a favor dos direitos sociais, é possível identificar características comuns. Tais movimentos podem ser classificados pelo caráter de suas ações, por exemplo, as manifestações que tem como objetivo de ampliação, efetivação e/ou fiscalização dos seus direitos (importante frisar que esses movimentos não possuem uma única coordenação e trazem consigo uma grande variedade de ideias.

5. Movimentos sociais no Brasil: Em meio a tantas mudanças, o Brasil também não ficaria de fora. A partir da década de 70/80 as manifestações na américa latina contra regimes autoritários eclodiu na américa. Um dos mais conhecidos foi o Diretas Já (1983-1984), movimento que lutava pela reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil.