Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sociologia by Mind Map: Sociologia

1. diferentes focos da sociologia

1.1. estratificação social

1.2. desvio

1.3. gênero

1.4. sexualidade

1.5. secularização: transformação ou passagem e coisas, fatos, pessoas, crenças e instituições, que estavam sob o domínio religioso, para o regime leigo.

1.6. religião

1.7. mobilidade social

1.8. classe social

1.9. lei

2. também definida como a ciência geral da sociedade

3. Como todas as esferas da atividade humana são afetadas pela interação entre estrutura social e agência individual, a sociologia expandiu gradualmente seu foco para outros assuntos, como saúde, medicina, economia, instituições militares e penais, Internet, educação, capital social e o papel da atividade social no desenvolvimento do conhecimento científico.

4. As viradas linguísticas e culturais de meados do século XX levaram a abordagens cada vez mais interpretativas, hermenêuticas e filosóficas em relação à análise da sociedade. Por outro lado, o final dos anos 90 e o início dos anos 2000 viram o surgimento de novas técnicas analiticamente, matematicamente e computacionalmente rigorosas, como modelação baseada em agentes e análise de redes sociais.

5. Nascido dez anos depois da Revolução Francesa, Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra

5.1. Durkheim pretendia fazer da Sociologia urna ciência tão racional e objetiva quanto a Física ou a Biologia.

5.2. Para Karl Marx, entretanto, essa separação é impossível, pois o cientista social está envolvido pelos fatos sociais desde que nasce. Mais ainda, o sociólogo, corno todo ser humano, é produto das relações sociais que o ligam a determinados grupos da sociedade.

5.3. Enquanto Durkheim trabalhava na França, na Alemanha destacou-se Max Weber (1864-1920), que defendia outro tipo de abordagem no estudo da sociedade. Para Weber, os métodos de investigação da Sociologia não deveriam seguir o caminho aberto pelas Ciências Naturais, corno queria Durkheim. Isso porque os fatos humanos têm também urna dimensão subjetiva – formada pela consciência e pelas intenções das pessoas -, o que não ocorre com os fenômenos da na¬tureza. Essa dimensão subjetiva, dizia ele, pode e deve ser compreendida e interpretada pela Sociologia.

6. A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.

7. quantitativa

8. ciência social que estuda a sociedade

9. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica

10. Métodos

10.1. análise de redes sociais

10.2. etnometodologia: é uma corrente sociológica desenvolvida primeiramente nos EUA a parir da década de 1960. Alguns anos depois, chegou a Europa. Trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva, em oposição à noção explicativa.

10.3. etnografia

10.4. qualitativa

11. A pesquisa social informa políticos e formuladores de políticas, educadores, planejadores, legisladores, administradores, desenvolvedores, magnatas de negócios, gerentes, assistentes sociais, organizações não-governamentais, organizações sem fins lucrativos e pessoas interessadas em resolver problemas sociais em geral. Muitas vezes, existe uma grande quantidade de cruzamento entre pesquisa social, pesquisa de mercado e outros campos estatísticos.

12. A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o r enascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.

13. importância da sociologia