Gênero Narrativo (1)

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Gênero Narrativo (1) by Mind Map: Gênero Narrativo  (1)

1. Discurso direto: É a fala da personagem (ou das personagens).

2. Espaço

2.1. É o lugar onde acontece a trama (o enredo, a história contada na narrativa). A sua escolha pode ser aleatória, mas pode também estar diretamente associada às características da personagem

3. Tipos de discurso narrativo

3.1. Discurso indireto: O narrador ou narradora fala pela personagem.

3.2. Discurso indireto livre ou semi-indireto: É a reprodução do pensamento da personagem pelo narrador ou narradora

4. Subgêneros narrativos

4.1. Epopeia: poema narrativo

4.2. Romance: longa narrativa em prosa

4.3. Conto: curta narrativa em prosa

4.4. Novela: narrativa em prosa, com dimensões entre o conto e o romance

4.5. Fábula: narrativa curta, protagonizada por animais e com uma moral

5. Classificação dos textos do gênero narrativo

5.1. Monofônicos: focados sobre uma personagem, o protagonista.

5.2. Polifônicos: focados sobre várias personagens.

5.3. Fechados: focados na ação e não na reflexão. Assim, não há abertura para a imaginação dos leitores, tudo é informado.

5.4. Abertos: focados na reflexão e não na ação, nem tudo é expresso, o enredo apresenta lacunas que devem ser preenchidas pelos leitores.

5.5. Lineares ou progressivos: seguem uma sequência cronológica, e os fatos, os acontecimentos, são considerados mais importantes do que a reflexão.

5.6. Verticais ou analíticos: há reflexão sobre os fatos ocorridos e sobre sua influência nas personagens.

5.7. Psicológicos: centrados no funcionamento da mente humana, no pensamento das personagens ou dos narradores, em seus fragmentários estados de consciência. Portanto, nesse tipo de texto, é minimizada a importância dos fatos narrados e supervalorizada a expressão do pensamento.

6. Narrador

6.1. É a voz narrativa, é, aquele ou aquela que conta a história. Portanto, não devemos confundir essa voz com a voz do autor, pois ela se configura, também, em uma estratégia ficcional.

6.2. Narrador observador: Narrador em 3a pessoa, que não tem conhecimento total das personagens, portanto, restringe-se a narrar suas ações.

6.3. Narrador onisciente ou onipresente: Narrador em 3a pessoa, que tem conhecimento total das personagens, como pensamentos, intenções e detalhes de suas histórias individuais.

6.4. Narrador-personagem: Narrador em 1a pessoa. Assim, o próprio personagem conta a história, o que dá aos leitores uma visão parcial dos fatos.

7. Personagem

7.1. As personagens são os participantes da história, quem age ou quem é afetado pelo enredo, podendo ser planas (sem complexidade, superficial e previsível) ou redondas (complexa, com profundidade e imprevisível). Assim, a personagem redonda ou esférica é muito semelhante a um ser real.

8. Tempo

8.1. Tempo cronológico: Semelhante ao tempo do relógio, ou seja, regular, indicador dos segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos, enfim, o chamado tempo físico. Assim, passado, presente e a projeção do futuro são bem demarcados.

8.2. Tempo psicológico: Não está relacionado ao espaço, mas ao interior da personagem, é o tempo do fluxo de consciência, ocorrido na mente da personagem, portanto, é relativo, possibilitando a indefinição das fronteiras entre presente, passado e futuro.