Filósofos Pré-socráticos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Filósofos Pré-socráticos by Mind Map: Filósofos Pré-socráticos

1. Tales de Mileto

1.1. 624 a.C. - 548 a.C. Acreditava que a água era o principal elemento, a essência de tudo. "Tudo é água"

2. Anaximandro de Mileto

2.1. 610 a.C. - 547 a.C. Acreditava que o princípio de tudo estava no elemento chamado "áperion", uma espécie de matéria infinita. "De onde as coisas têm seu nascimento, ali também devem ir ao fundo, segundo a necessidade; pois têm de pagar penitência e de ser julgadas por suas injustiças, conforme ordem do tempo."

3. Anaxímenes de Mileto

3.1. 588 a.C. - 524 a.C. Acreditava que o princípio de tudo estava no elemento ar. "Como nossa alma, que é ar, nos mantém unidos, assim um espírito e o ar mantêm unido também o mundo inteiro, espírito e ar significam a mesma coisa."

4. Heráclito de Éfeso

4.1. 540 a.C. - 476 a.C. Explorou a ideia do devir e acreditava que o princípio de tudo estava contido no elemento fogo. "Não poderias entrar duas vezes no mesmo rio." "Nada é permanente, exceto a mudança."

5. Pitágoras de Samos

5.1. 570 a.C. - 497 a.C. Afirma que os número foram seus principais elementos de estudo e reflexão. Deu origem ao termo filosofia. "O universo é uma harmonia de contrários."

6. Xenófanes de Cólofon

6.1. 570 a.C. - 475 a.C. Se opôs contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo. "Enquanto eterno, o ente também é ilimitado, pois não possui começo a partir do qual pudesse ser, nem fim, onde desapareça."

7. Parménides de Eléia

7.1. 530 a.C. - 460 a.C. Focou nos conceitos de "aletheia" e "doxa" "O ser é e o não ser não é."

8. Zenão de Eléia

8.1. 490 a.C. - 430 a.C. Foi grande defensor das ideias de seu mestre filosofando, sobretudo, acerca dos conceitos de "Dialética" e "Paradoxo". "O que se move sempre está no mesmo lugar agora."

9. Demócrito de Abdera

9.1. 460 a.C. - 370 a.C. Acreditava que o átomo indivisível era o princípio de tudo. Desenvolveu a "Teoria Atômica". "Nada existe além de átomos e do vazio."