Howard Gardner

Update your tasks and set your priorities for the next week

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Howard Gardner by Mind Map: Howard Gardner

1. O cientista das inteligências múltiplas

2. Existem várias aptidões além do raciocínio lógico-matemático, afirmou ele, e isso causou grande impacto nos meios pedagógicos.

3. Formado no campo da psicologia e da neurologia, é um cientista norteamericano, "PAI" da teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980

4. Pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget, por ter se a dedicação à música e às artes, que começou na infância, isso o levou a supor que as noções consagradas a respeito das aptidões intelectuais humanas eram parciais e insuficientes.

5. O padrão mais aceito para a avaliação de inteligência eram os testes de QI.

6. Quanto ao funcionamento do cérebro, ele concluiu que há sete tipos de inteligência.

7. 1. Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções. 2. Lingüística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivos. 3. Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais. 4. Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos. 5. Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e conseqüentemente de se relacionar bem em sociedade. 6. Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins. 7. Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.

8. Gardner afirmou que cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa a ocorrer por volta dos 5 anos.

9. A educação costuma errar quando não leva em conta os vários potenciais de cada um. É comum que essas aptidões sejam sufocadas pelo hábito nivelador de grande parte das escolas.

10. Escolas, inclusive no Brasil, se esforçam para mudar seus procedimentos em função das descobertas de Howard Gardner. A maneira mais difundida de aplicar a teoria das inteligências múltiplas é tentar estimular todas as habilidades potenciais dos alunos quando se está ensinando um mesmo conteúdo.