Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MICRONUTRIENTES by Mind Map: MICRONUTRIENTES

1. CARÊNCIA

1.1. As deficiências de micronutrientes são um grande problema de saúde pública global. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo apresentem deficiências de vitaminas e minerais essenciais, particularmente vitamina A, iodo, ferro e zinco. A maioria dessas pessoas vive em países de baixa renda e geralmente são deficientes em mais de um micronutriente, apesar de ser um problema de saúde pública também em alguns países industrializados.

1.2. Deficiências ocorrem quando pessoas não tem acesso à alimentos ricos em micronutrientes, como frutas, vegetais, produtos de origem animal e alimentos fortificados.

1.3. Efeitos nocivos das carências de micronutrientes

1.4. A carências de micronutrientes tem muitos efeitos adversos na saúde humana, mas nem todos são clinicamente evidente. Até mesmo níveis moderados de deficiência podem ter efeitos prejudiciais na função humana; podem aumentar o risco de doenças infecciosas e morte por diarreia, malária, pneumonia ou sarampo.

2. FONTES ALIMENTARES

2.1. Podemos encontrar os micronutrientes em verduras, cereais, legumes, frutas, leguminosas e carnes

3. PROPRIEDADES

3.1. VITAMINAS

3.1.1. As vitaminas são adquiridas na dieta do ser humano diariamente.

3.1.1.1. Esses compostos possuem múltiplas funções, porém, em sua grande maioria, atuam como cofatores em reações químicas mediadas por enzimas. Caso a dieta de uma pessoa não for rica em vitaminas, algumas enzimas deixam de atuar adequadamente, gerando um quadro clínico denominado avitaminose..

3.1.1.1.1. As vitaminas A, E, D, K são classificadas como lipossoluvies pois só podem ser absorvidas pelas paredes internas do intestino se houver a presença de lipídeos (óleos e gorduras)

3.2. AGUA E SAIS MINERAIS

3.2.1. A maior parte de cada uma das células de nosso corpo possui água. Em um ser humano adulto, a água representa 60% de seu peso corporal, sendo responsável por: Transportar nutrientes para as células através da corrente sanguínea; Manter os níveis de temperatura corporal dentro do padrão; Eliminar, através da dissolução em urina e fezes, resíduos que não foram digeridos pelo corpo; Proteger órgãos, como a medula espinhal e tecidos; Participar do metabolismo celular, pois inúmeras reações ocorrem em meio aquoso.

3.3. a água que tomamos pode ajudar muito no fornecimento dos nutrientes que nosso corpo precisa, No caso, as alternativas são as águas minerais, que vêm de fontes que adicionam sais naturalmente à água, e as que têm adição por meio de purificadores e outros sistemas.

3.3.1. ALGUNS EXEMPLOS- sais minerais: fósforo, ferro, magnésio, sódio, iodo, cálcio, flúor, potássio, zinco, selênio, manganês, cobre, enxofre...

4. Sua principal função é facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo. As vitaminas, por exemplo, são essenciais para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular.