Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Filos by Mind Map: Filos

1. São Popularmente conhecida como algas vermelhas por apresentar coloração características. Com mais de 7000 espécies, a maior parte das águas vermelhas é marinha clima tropical e

2. -

3. Criptophyta

3.1. As criptófitas, também conhecidas como criptomônadas, são flagelados unicelulares, com crescimento rápido, de coloração marrom, verde-oliva, verde-azulada ou vermelha e que ocorrem em águas doce e marinha.Vivem preferencialmente em águas subsuperficiais ou frias e são prontamente comidas pelos herbívoros aquáticos.As criptófitas são algas fitoplanctônicas de grande importância ecológica por causa da sua palatabilidade e porque são frequentemente dominantes em lagos e águas costeiras quando diatomáceas e dinoflagelados apresentam redução sazonal.

4. Haptophta

4.1. A característica mais distintiva das haptófitas é o haptonema (do grego haptein, “apertar”; em relação à sensibilidade ao toque), uma estrutura filamentosa que se prolonga da célula juntamente com dois flagelos de igual comprimento.Outra característica das algas haptófitas é a presença de pequenas escamas achatadas na superfície externa da célula.Essas escamas são compostas de matéria orgânica calcificada ou não. As escamas calcificadas são conhecidas como cocolitos e as 12 ou mais famílias de organismos ornamentados com cocolitos são conhecidas como cocolitoforídeos.

5. Euglenophta

5.1. Os flagelados conhecidos como euglenófitas, ou euglenoides, compreendem mais de 80 gêneros e 800 a 1.000 espécies. Evidências moleculares sugerem que as primeiras euglenófitas realizavam fagocitose (englobavam partículas sólidas). As semelhanças entre os cloroplastos de euglenófitas e algas verdes ambos apresentam clorofila a e b, além de vários carotenoides – sugerem que os cloroplastos das euglenófitas derivaram de uma alga verde endossimbiótica. características típicas das euglenófitas. Com uma única exceção (o gênero colonial Colacium), as euglenófitas são unicelulares. Euglena, como a maioria das euglenófitas, não tem parede celular ou qualquer outra estrutura rígida recobrindo a membrana plasmática. Entretanto, o gênero Trachelomonas tem um envoltório composto de minerais de ferro e manganês semelhante a uma parede celular. A membrana plasmática das euglenófitas é sustentada por um conjunto de estrias de proteínas arranjadas helicoidalmente situadas no citosol, imediatamente abaixo da membrana plasmática.

6. Dinophyta

6.1. Os dinoflagelados São organismos microscópicos, sendo a maioria unicelulares bilflagelados ( com dois flagelos). São conhecidas cerca de 4.000 espécies, muitas delas abundantes e com elevada produtividade no plâncton marinho.Outras ocorrem em águas continentais ( ambientes de água doce.)

7. Crisophyta

8. Bacillariophyta

8.1. As algas diatomáceas são um grande grupo de seres unicelulares que as vezes formam colônias sua principal característica é a presença de uma membrana silenciosa formando assim uma carapaça.

9. Rhodophyta

9.1. São Popularmente conhecida como algas vermelhas por apresentar coloração características. Com mais de 7000 espécies, a maior parte das águas vermelhas é marinha clima tropical e temperada, e Aproximadamente 200 espécies são de água doce água frias, rasas e de correntezas fortes. Os cloroplastos desta as algas são revestidos por duas membranas que constituem o envelope do cloroplastos, com um tilacóide por banda e foram originados pelo processo de endossimbiose primária.

10. Phaeophyta

10.1. São especial abundante em costas rochosas temperadas ou frias. Algumas, como sargaço,formam extensas massa flutuantes ao largo da costa,Mas a grande maioria está firmemente fixo as rochas da costa por uma estrutura especializada conhecida por pé . Elas apresentaram clorofila A e C e o Pigmento carotenoide fucoxantina ( amarelo-acastanhado), o que lhes dá a cor porque são conhecidas.

11. Chlrophyta

11.1. O gênero pode ser encontrado em todo o mundo em águas continentais e costeiras, produzem astaxantina quando em condições de estresse, Acredita-se que o pigmento proteger os organismo dos raios outra violeta,as astaxantina é um antioxidante.