BRASIL COLÔNIA 1530-1822

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
BRASIL COLÔNIA 1530-1822 by Mind Map: BRASIL COLÔNIA 1530-1822

1. EXPANÇÃO MARÍTIMA E COMERCIAL

1.1. IDADE MODERNA: período de transformação política, sociais e econômicas no contexto da transição feudalismo-capitalismo.

1.1.1. uma nova rota marítima que ligasse a Europa aos mercados do Oriente:

1.2. Uma nova rota marítima que ligasse a Europa aos mercados do Oriente: reduziria os preços dos especiarias. Aumentaria o poder de consumo das especiarias.

1.3. Causa fundamental para a expansão marítima: Escassez de metais preciosos na Europa; Busca de um novo caminho para as Índias; Interesses da burguesia e dos Estados Nacionais; Nova teorias, técnicas e instrumentais.

2. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS

2.1. Precoce centralização monárquica; A aliança entre o rei e a burguesia; A ausência de guerras; Posição geográfica privilegiada; Tradição pesqueira; Escolas Sagra: aprimoramento das técnicas de navegação.

3. NAVEGAÇÕES

3.1. Tratados de navegação entre Portugal e Espanha: 1493: Bula Intercoetera Espanha/Portugal.1494: Tratado de Tordesilhas.1498: o português Vasco da Gama faz Périplo Africano; Novo caminho das Índias. Restabeleceu o comércio de especiarias.

4. CICLO DO PAU BRASIL

4.1. Começou a exploração do Pau- Brasil nas costas brasileiras. Com toda essa madeira atraiu os europeus, tanto que varias expedições foram realizadas para explorar o litoral. O trabalho era realizado pelos indignas.

5. OS COMANDANTES

5.1. Os mais relevantes que se destacaram foram Cristóvão Jaques (1516-1526) e Martin Afonso de Sousa (1532) onde o mesmo instalou em São Vicente o primeiro engenho de produção de açúcar do país. Tornando assim mais tarde, precisamente nos século XVI e XVII as regiões de Pernambuco e Bahia as primeiras capitanias com a maior economia do Brasil.

6. POPULAÇÃO

6.1. Era formada principalmente por portugueses, indignas e negros africanos, tendo como a classe predominante a pequena nobreza. As tribos indignas tinham a sua própria cultura ( que era muito estranha para os europeus) e guerreavam com outras tribos, os europeus usavam isso a seu favor quando queria guerrear contra os franceses.

7. OURO

7.1. A descoberta do ouro (1690-Minas Gerais) fez com que torna-se a fonte de riqueza das metrópole. O ouro e o diamante foram responsáveis por grandes mudanças no Brasil, como o crescimento do comércio e de regiões urbanas. Mais com o passar dos anos mais precisamente em 1640 a fiscalização pelo comércio de ouro ficou mais rígida sobre a fiscalização de impostos, chegando até a proibir o comércio com estrangeiros.

8. AS REVOLTAS

8.1. A insatisfação com o governo de Portugal deu inicio a revoltas: Revolta de Beckman (1684) MARANHÃO. Guerra dos Emboabas (1708-1709) MINAS GERAIS Guerra dos Mascates (1710) PERNAMBUCO. E futuramente teve as revoltas que tinham como objetivo de libertar a colônia do domínio português. Confidência Mineira (1789) Conjuração Baiana (1798).

9. CAPITANIAS HEREDÍTARIAS (15 lotes)

9.1. Colonização pelas iniciativa privada (donatários) Apenas posse de terra (domínio da coroa) + cultivo/defesa. Primeira capitania Fernando de Noronha.

10. MUDANÇA DA CORTE

10.1. No século XIX a causa da guerras napoleônicas provocaram mudanças na Corte de Portugal ao Brasil. Em 1815 o Brasil deixa de ser colônia e passa a ser a sede do Reino Unido. Mais futuramente eventos iram acontecer que tem como objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal.