Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Dados numa escala épica by Mind Map: Dados numa escala épica
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Dados numa escala épica

Hoje, na Era da Informação, geramos e utilizamos um número cada vez mais gigantesco de dados. Uma das componentes chave da Web 2.0 é a libertação desses dados, ou seja, fazer com que a cada dia mais e mais pessoas possam ter acesso a esse imenso banco de dados. Essa grande quantidade de dados está acessível a todos, e podem ser usados para aquisição de mais conhecimento, mas também podem ser recombinados para gerarem novos produtos. Grandes empresa, como a Google, se aproveitam dessa imensa massa de dados desenvolvendo ferramentas Web 2.0, como ferramentas de busca que possibilitam aos usuários acesso fácil e rápido ao conteúdo que lhes interessam. Hoje, o banco de dados da Google possui centenas de peta-bytes e recebe bilhões de consultas diárias. Além disso, essas empresas lucram bilhões de dólares em anúncios. Ferramentas como Google Maps e Wikipedia são exemplos de ferramentas Web 2.0 que utilizam essa imensa quantidade de dados, fazendo com que todos nós possamos navegar por esse mar de informações.

Mapas

Geoprocessamento

O termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. As ferramentas computacionais para Geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG, ou GIS, na abreviação em língua inglesa), permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.

Imagem de satélite

O monitoramento e mapeamento através das IMAGENS DE SATÉLITES são um insumo importantíssimo no cenário atual da cartografia, engenharia, planejamento, meio ambiente, agricultura, mineração, energia, marketing e diversas outras áreas.

Google MAP

Busca interativa de dados

Wikipédia

à Wikipédia, uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Se tiver dúvidas como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página). Sim, você também pode editar! Leia a Introdução para mais informações. A Wikipédia em língua portuguesa começou em junho de 2001 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes. A comunidade vem crescendo de dia para dia. Porém, precisamos de mais colaboradores para podermos ampliar o número de artigos em língua portuguesa e expandir, melhorar e consolidar os que já existem.

Pesquisa de Imagens

Pesquisa de Imagem (BETA) A pesquisa de Imagens do Google é a de mais fácil compreensão da Internet, com mais de 390 milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Para utilizar este recurso, vá até à página de pesquisa avançada ou http://www.google.com/imghp?hl=pt-BR e insira os termos de pesquisa na caixa de pesquisa de imagens. Depois, clique no botão "Pesquisar". Na página de resultados, clique somente em uma das pequenas imagens para visualizar uma versão maior da imagem, bem como a página Web na qual a imagem está localizada..

Google

The verb to google (also spelled to Google) refers to using the Google search engine to obtain information on the Web. A neologism arising from the popularity and dominance of the eponymous search...

Qualidade da Informação

5.2 Avaliando a qualidade das informações na Web A qualidade das informações que você encontrará na Web varia completamente, pois não há um controle editorial. Qualquer pessoa pode fazer um site e alegar ser quem quiser. Como disse Mark Twain: Uma mentira consegue viajar meio mundo enquanto a verdade está colocando os sapatos. Então, como podemos julgar a confiabilidade e qualidade das informações que encontramos na Web? Se você pensar em quem (disponibilizou o site), por que (criou o site) e quando (o site foi atualizado), você não vai correr o risco de errar muito.

Administrando a qualidade da informação

Segurança da Informação

Mas o que é Segurança da Informação? Os princípios básicos da segurança são a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. Os benefícios evidentes são reduzir os riscos com vazamentos, fraudes, erros, uso indevido, sabotagens, roubo de informações e diversos outros problemas que possam comprometer estes princípios básicos. A segurança visa também aumentar a produtividade dos usuários através de um ambiente mais organizado, maior controle sobre os recursos de informática e finalmente, viabilizar aplicações críticas das empresas. Alguns exemplos de aplicações bem sucedidas na Internet são o Internet Banking do Bradesco, as Eleições de 1994 e 1996 e o Projeto Receita Net, que alcançou a expressiva quantidade de quase 500.000 contribuintes que entregaram a declaração de renda via Internet.

Percepção da qualidade da informação

Avaliação da qualidade da informação

Quantidade de Informação

Quantidade de informação gerada nos últimos cinqüenta anos é igual aos cinco mil anteriores

Unidade da Informação

Ecologia da Informação

Produção de Informação

A informação e o conhecimento sempre foram elementos estratégicos no desenvolvimento da humanidade, tendo sido fatores relevantes em todas as revoluções tecnológicas, e assumido, nesta última, o caráter de revolução da própria informação.

Cloud Computing

Cloud computing is Internet ("cloud") based development and use of computer technology ("computing"). It is a style of computing in which dynamically scalable and often virtualised resources are...

Desafios

O que é ?