CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA by Mind Map: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA

1. ASPECTOS FISIOLÓGICOS

1.1. Lactentes

1.2. A capacidade gástrica: Ao nascimento: 7 a 10 ml Aos 6 meses: 30 a 40ml Aos 12 meses :200ml

1.3. Fatores que influenciam: Quanto maior a concentração de proteína, amido e gordura, maior é o tempo de esvaziamento gástrico.

1.4. Aparelho Gastrointestinal Produção gástrica de HCl do recém-nascido até 6 meses é menor que a do adulto . Primeiras 24 horas de vida: pH de 5,5 a 7,0 Resposta imatura a gastrina –Neutralização exercida pelo líquido amniótico O pH mais elevado: possibilita que proteínas importantes como imunoglobulinas, hormônios, enzimas atravessem a barreira gástrica intacta e não percam sua capacidade funcional.

1.4.1. Mecônio: fezes de coloração escura,e quase preta, bastante pegajosa e aderente. Resíduos de secreção intestinal, bile, células em descamação, pêlos, substâncias ingeridas através do líquido amniótico.

1.5. Carboidratos

1.6. A amilase pancreática não é secretada antes dos três meses de vida e está presente em níveis baixos até o sexto mês de vida. Estudos apontam: Que o lactente de 1 a 5 meses suporta de 10 a 25g/ dia de amido que é capaz de ingerir devido a presença da glicoamilase: remove glicose do amido.

1.6.1. A ação das dissacaridases está normal,não havendo problema na digestão de dissacarídeos

1.7. Proteínas

1.8. Produção gástrica de HCL. Atividade da pepsina. A digestão protéica gástrica é relativamente menor que a pancreática, conseguindo fazer a digestão protéica do leite materno

1.8.1. Pepsina e ácido clorídrico: -Aumento gradual nos primeiros 4 meses. -A partir do sexto mês próximo de um adulto. A atividade proteolítica que acontece no intestino delgado é satisfatória.

1.9. Lipídios

1.10. A digestão gástrica : gorduras se tornam importante fonte energética. A digestão de lipídios depende da lipase lingual. Lipase específica do leite humano: Absorção de 71 a 95% O pH mais elevado e o maior tempo de esvaziamento gástrico favorecem a ação destas enzima.

1.11. Regurgitação / Refluxo Gastroesofágico Fisiológico (RGE) –Retorno súbito e não precedido de esforço de pequena quantidade de conteúdo gástrico à boca. –Relacionado ao RGE fisiológico e ocorre com frequência em lactentes nos primeiros 4 meses de vida, desaparecendo a partir do primeiro ano de vida –Pode piorar pelo aerofagia e fórmulas concentradas e hiper volumosas.

2. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO

2.1. Pode se destacar três etapas fundamentais do desenvolvimento motor. Sustentação da cabeça: entre o 2° e o 5° mês. Sentar sem apoio: entre o 7° e o 10° mês. Andar sem apoio: entre o 12° e o 18° mês.