Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Adsorção by Mind Map: Adsorção

1. Algumas observações relativas ao fenômeno de adsorção

1.1. Valência: preferência por íons com cargas mais elevadas.

1.2. Raio do íon hidratado: preferência por íons de menor dimensão.

1.3. Concentração: preferência por maiores concentrações mais elevadas.

1.4. Tipo de argilo-mineral: quanto menor o tamanho da partícula do adsorvente (ou seja, maior a área superficial), maior a adsorção.

2. Aplicações:

2.1. Presente na remoção de corantes para recuperação de solventes, filtros e catalisadores de automóveis, tratamento de efluentes, remoção de cores, sabores e odores indesejáveis nos alimentos, entre outros.

2.2. Presente em equipamento simples, como as máscaras de gás e os purificadores de água – processo feito com o carvão ativado, um dos melhores adsorventes por causa do seu aspecto poroso.

2.2.1. Carvão ativado

2.2.1.1. Recorrente em filtros de barro, o carvão ativado é uma substância com alta capacidade de adsorção. O seu poder de retenção é potencializado devido a sua alta superfície porosa.

2.2.1.2. É um dos principais materiais usados no tratamento de água potável e fabricação de remédios e cosméticos, pois é capaz de remover resíduos perigosos, óleos, cores e odores. Além disso, também consegue remover fenóis, sólidos em suspensão, matéria orgânica não biodegradável, nutrientes, entre outros.

2.3. É usado em métodos de tingimento de cabelos, em virtude das características adsorventes dos fios, e no perfume, que possui moléculas responsáveis pelo cheiro adsorvido na pele.

2.4. A adsorção está presente nos catalizadores heterogêneos. As moléculas da superfície são adsorvidas e, desta forma, provocam o enfraquecimento e quebra das ligações químicas, possibilitando o uso do material em outros produtos.

3. A adsorção é um fenômeno frequentemente empregado em processos de purificação e de separação

4. Física (Fisissorção)

4.1. Causada principalmente por Forças de van der Waals e Forças eletrostáticas

4.1.1. Exemplo: Água em peneira molecular (Zeólita)

4.2. Reversivel

4.2.1. Não há alteração das propriedades do adsorvato nem do adsorvente, mantendo a natureza química.

5. Química (Quimissorção)

5.1. Ocorre por meio de ligações químicas (compartilhamento de e-) entre adsorvato e substrato

5.1.1. Exemplo: CO em superficie de CeO2

5.1.2. Geralmente usada na separação de misturas, para que a adsorção química aconteça é necessário que o adsorvente e o adsorvato se reconheçam e reajam. Isto é, é necessário que ocorra uma interação direcionada entre eles.

5.2. Irreversível

5.2.1. Pois no processo ocorre a modificação de propriedades dos materiais envolvidos.