Get Started. It's Free
or sign up with your email address
GEOGRAFIA URBANA by Mind Map: GEOGRAFIA URBANA

1. Metrópoles

1.1. Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. São centros urbanos de grandes dimensões, cidades que dispõem dos melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional) ou de uma região (metrópole regional). As metrópoles exercem grande influência das cidades menores que estão ao seu redor.

2. Região Metropolitana

2.1. As regiões metropolitanas são zonas com forte urbanização as quais abrigam um conjunto de diversas cidades que foram se unindo com o passar do tempo e aproximando seus limites geográficos, num processo denominado de conurbação. Conjunto de municípios limítrofes e integrados a uma metrópole, com serviços públicos de infraestrutura comuns.

3. Megalópole

3.1. As Megalópoles são regiões de grande aglomeração populacional constituídas pelo agrupamento de grandes regiões metropolitanas, que se interligam não fisicamente, mas por um eficiente sistema de transporte e comunicação. É quando ocorre a conurbação de duas ou mais metrópoles.

4. Megacidade

4.1. O termo megacidade foi uma expressão criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para referir-se a toda e qualquer área urbana contínua formada por mais de 10 milhões de habitantes.

5. Características utilizadas para considerar uma cidade como global são:

5.1. Sedes de grandes companhias, como conglomerados e multinacionais. Bolsa de valores que possua influência na economia mundial. Grau sofisticado de serviços urbanos. Setor de telecomunicações amplo e tecnologicamente avançado. Centros universitários e de pesquisa de alta tecnologia. Diversidade e qualidade das redes internas de transporte (vias expressas, rodovias e transporte público). Entre outras coisas.