DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA by Mind Map: DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

1. INDÍGENAS

1.1. De onde eles vieram? A principal hipótese é que elas tenham parentesco com os povos da atual Oceania.

1.1.1. Os primeiros humanos vieram da Ásia, via estreito de Bering, espalhando-se pelo continente. Esse grupo teria características "mongólicas", semelhantes às da maioria dos índios atuais.

1.2. A população indígena sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar.

1.2.1. Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos

1.2.1.1. Mitos e lendas indígenas também se disseminaram no folclore brasileiro, como o Curupira, a Iara, o Boto, o Boitatá, a Caipora, dentre várias outras. Costumes como o de deitar em redes e comer tapioca também advém dos hábitos indígenas.

1.2.1.2. Capivara. Veio do tupi kapii'gwara, palavra formada de ka'pii, capim + gwara, comedor. Carioca. Veio do tupi kari'oka, que significava casa (oka) do homem branco (kari). Catapora. Veio do tupi tata'pora, palavra formada de ta'ta, fogo + 'pora, que brota. ... Catupiry. ... Guanabara. ... Jaú ... Mingau. ... e etc.

2. EUROPEUS (PORTUGUESES)

2.1. A chegada de migrantes portugueses no Brasil foi praticamente inexpressiva no período entre o final do século XV e o século XVI. ... Inicialmente os portugueses que vinham para o Brasil eram membros de uma elite próspera interessada principalmente em investimentos que gerassem lucros a partir da produção açucareira.

2.1.1. Santos Populares: Santo António, Lisboa. Se o que procura em Portugal são experiências nunca antes vistas, então Junho é o mês ideal. ... Jantar: um Evento Cultural. Outra manifestação cultural em que irá reparar é o jantar. ... O Carnaval e os Feiosos dos Caretos. ... Santos Populares: São João, Porto. ... Feiras Medievais no Verão.

2.1.2. Conhecendo as comidas típicas de Portugal Sardinha. Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, as sardinhas são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentões verdes assados e batatas cozidas. ... Bacalhau. ... Alheira. ... Francesinha. ... Cozido à portuguesa. ... Arroz de tomate. ... Arroz de feijão. ...

2.1.3. Cobra. Fétiche. ... Albino. ... Albatroz. ... Banana. ... Cachalote. ... Tempura. e etc.

3. AFRICANOS

3.1. Os africanos foram trazidos para o Brasil para realizar trabalho forçado, sem pagamento, mediante relação de subsistência e sob ameaças e violência. O transporte de escravos da África para o Brasil era feito em condições precárias, amontoados nos porões de navios.

3.1.1. A região que contém população afrodescendente em maioria é o Nordeste, sendo Salvador, na Bahia, considerada a cidade mais negra do nosso país, justamente devido ao processo escravagista dos portugueses.

3.1.1.1. Na africa existe varias manifestações artísticas,mas as mais centralizadas são as danças,as pinturas pelo corpo,o candomblé (que é de origem africa mais atualmente estar localizada no brasil), e também envolver muito a arte manual como fabricações de mascaras e outros objetos

3.1.1.1.1. Muitos são os aspectos culturais que sofreram influência africana no país, entretanto, podemos destacar: o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, da qual surge a umbanda; a capoeira, uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil; a culinária, com vários temperos e pratos típicos, como o vatapá, o caruru e o acarajé. Na área musical, os ritmos africanos estão em quase todos os estilos brasileiros: maxixe, samba, choro, bossa-nova. Na dança, o samba é a expressão maior da cultura afro descendente.

3.1.1.1.2. PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA Dengo: segundo os dicionários, a palavra significa “lamentação infantil”, “manha”, “meiguice”. ... Cafuné: também do quimbundo vem a palavra cafuné, que significa acariciar/coçar a cabeça de alguém. Caçula: Do quimbundo kazuli, que significa o último da família ou o mais novo.

3.1.1.1.3. New Topic

4. JAPONESES

4.1. A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

4.1.1. A maior concentração de japoneses está no Sul e Sudeste do país, mas isso não quer dizer que os nikkeis –como são conhecidas as pessoas com origem japonesa– residam apenas nessas regiões. O número estimado de brasileiros com ascendência japonesa é de 1,5 milhão, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo

4.1.2. Suas principais crenças têm raízes no xintoísmo e budismo, mas coexistem com outras religiões, até mesmo com a cristã. ... A introspecção também marca a religião no Japão. As orações não são públicas e, menos ainda, integram cerimônias oficiais. A adoração não é comum entre os japoneses.

4.1.2.1. Comida japonesa: Sashimi. Guioza. ... Temaki. ... Missoshiru. ... Huramaki. ...

4.1.2.1.1. algumas palavras que usamos de origem japonesa são CARATÊ ; JUDÔ ; AIKIDÔ ; KENDÔ : Artes marciais japonesas praticadas no Brasil KARAOKÊ : Palavra japonesa para designar "Play-Back". MANGÁ : Desenho em quadrinhos.

5. ÁRABES

5.1. Muitos árabes emigraram por motivos religiosos. A maior parte dos imigrantes era de cristãos, pois estes passavam por certas privações sob domínio otomano. Também havia fatores econômicos, sobretudo ligados à escassez de terras no Oriente Médio. A opção de grande parte dos árabes no Brasil foi pelo comércio.

5.2. Essa população se distribui ao longo de todas as regiões do território brasileiro. Segundo a pesquisa, 39% dos árabes residem na região Sudeste, 32% na região Nordeste, na região Sul estão 17% deles, outros 6% moram na região Norte e 5% deles na região Centro-Oeste.

5.2.1. A cultura árabe envolve tradições, idioma e costumes de povos que são originários dos territórios do Oriente Médio, África Setentrional e Ásia Ocidental. Igualmente, a cultura árabe é um conceito independente da religião, pois engloba povos muçulmanos, judeus, cristãos e pagãos.

5.2.1.1. palavras que foram herdadas de árabe: Fulano. Arroz. Xaveco. Azulejo. Sofá Enxaqueca. Açougue. Papagaio.

5.2.2. alguns exemplos de comidas culturais arabes: esfirras e quibes, caftas e tabules, arroz e berinjelas,almeiro e acelga.