Regionalização do espaço Mundial

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Regionalização do espaço Mundial by Mind Map: Regionalização do espaço Mundial

1. REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO

1.1. Regionalização, é do que a divisão de regiões a partir de características ou semelhanças em comum. Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.

2. 1º Mundo, 2º Mundo e 3º Mundo.

2.1. 1º Mundo, 2º Mundo e 3º Mundo é outra forma de dividir os países e essa divisão é feita com esses tais conceitos: O "Primeiro Mundo" seria o dos países capitalistas desenvolvidos, enquanto o "Segundo Mundo" seria o dos países socialistas. "Terceiro Mundo" os países capitalistas economicamente subdesenvolvidos e geopoliticamente não-alinhados.

3. Os países do norte (rico) e do sul (pobre)

3.1. Essa regionalização não esta relacionada a posição geográfica mas a condição socioeconômica. Os países do norte são as nações capitalistas ricas, com menores diferenças sociais, maior desenvolvimento de tecnologias e controle do comercio internacional. Os países do sul são as nações que apresentam mais desigualdades sociais, maior crescimento demográfico, falta de alimentos para a população e produzem matérias primas e produtos agrícolas.

4. Países Desenvolvidos

4.1. Antigas metrópoles que com a acumulações de capitais que foram com a exploração das colônias, início da industrialização passaram produzir tecnologias. Ex: EUA, CANADÁ.

5. Países Subdesenvolvidos e Emergentes

5.1. São as antigas colônias, produtoras de matéria prima e produtores agrícolas, dependem economicamente de outros países. Com muitos problemas sociais e turbulências políticas. Ex: África e América Latina. Emergentes são aqueles que nos últimos anos apresentaram crescimento no setor industrial, atração de capital externa, crescimento da infraestrutura (rodovias, aeroportos, ferrarias). IDH: entre níveis médio e alto.