Metais Pesados

Metais Pesados

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Metais Pesados by Mind Map: Metais Pesados

1. O que são?

1.1. Para Química: qualquer metal cujo raio atômico esteja situado entre 63,546 Å e 200,590 Å – e cuja densidade seja superior a 4,0 g/cm³.

1.1.1. Definição Biológica: É classificado como metal pesado somente aqueles que geram efeitos negativos para a saúde e para o meio ambiente

2. Classificações

2.1. Essenciais: Em certa quantidade são indispensáveis para o funcionamento dos órgãos, são eles: Cobalto (Co) Cobre (Cu) Ferro (Fe) Manganês (Mn) Níquel (Ni) Potássio (K) Zinco (Zn)

2.2. Tóxicos: Independente da concentração, esses metais pesados têm nível alto de toxicidade, podendo levar uma pessoa a sofrer de cólica, fraqueza, pressão alta, Alzheimer ou Mal de Parkinson. São eles: Alumínio (Al) Arsênio (As) Cádmio (Cd) Chumbo (Pb) Cromo (Cr) Mercúrio (Hg) Prata (Ag)

3. Importância

3.1. - As indústrias de tintas, de cloro, de plásticos PVC e as metalúrgicas, utilizam em seus processos metais pesados como o mercúrio e vários outros, esses metais são descartados nos cursos d’água após serem usados na linha de produção. - Equipamentos e aparelhos elétricos de medição; Produtos farmacêuticos; Lâmpadas de neônio, fluorescente e de arco de mercúrio; Interruptores; Baterias e pilhas; Tintas; Amaciantes; Antissépticos; Fungicidas; Termômetros. - Baterias e pilhas; Plásticos; Ligas metálicas; Pigmento; Papéis; Resíduos de galvanoplastia - Tintas, como as de sinalização de rua; Impermeabilizantes; Anticorrosivos; Cerâmicos; Vidros; Plásticos; Inseticidas; Embalagens; Pilhas.

4. Impactos na saúde

4.1. Os efeitos tóxicos que o acúmulo de metais pesados pode gerar no organismo são: Anúria (supressão da urina); Diarreia sanguinolenta; Podem afetar vários órgãos, alterando os processos bioquímicos, organelas e membranas celulares; Aumento da pressão arterial; Aborto; Problemas de visão; Problemas de memória; Cólica; Fraqueza muscular.

5. Impactos ao Meio Ambiente

5.1. - Quando não descartados da forma correta, seja no solo, na água ou mesmo no ar, esses elementos são fatalmente perigosos, uma vez que podem ser absorvidos tanto por animais como vegetais, provocando intoxicações em toda a cadeia alimentar. - A contaminação das águas dos rios com metais pesados tem sua origem principal nos despejos realizados por indústrias, especialmente as metalúrgicas, de plástico, de cloro e de tinta, uma vez que o mercúrio é amplamente utilizado nessas linhas de produção. - Além disso, incineradores, tanto de lixo industrial como urbano, também contribuem ativamente com a volatilização de metais pesados, formando cinzas ricas em metais.