A rotina de uma Unidade de Saúde

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A rotina de uma Unidade de Saúde by Mind Map: A rotina de uma Unidade de Saúde

1. Funcionamento da UBS

2. Apresenta-se os serviços que a unidade oferece, o nome de todos os funcionários e os dias que estão na unidade de saúde.

3. São realizados curativos agendados, no primeiro momento é feito na hora os curativos, mas a partir do segundo já é feito um agendamento para esse paciente.

4. Puericultura

4.1. Sala destinada para crianças onde possui todos os materiais necessários para o acompanhamento e os livros com as informações de crianças de 0 a 5 anos e suas respectivas consultas.

5. Sala de Vacinação

5.1. Trabalham com o sistema CPNI (Centro de Parto Normal Intra-hospitalar). As fichas das crianças ficam organizadas conforme as vacinas e utilizado o POP na sala de vacinação e elas são realizadas de segunda a sexta de manhã e tarde

6. POP

6.1. Procedimento Operacional Padrão

6.1.1. É um recurso para retirar dúvidas sobre as vacinas, as vacinas são feitas de segunda a sexta, manhã e tarde. Também realizam um controle dos atendimentos por meio de um quadro que deve ser atualizado com regularidade.

6.1.2. Recepção da UBS

6.1.2.1. Possui um fluxograma de atendimento para que o paciente se localize e logo em seguida fala com a recepcionista que lhe da as orientações corretas, normalmente vão para sala de acolhimento onde tem a classificação de risco e são atendidos por um técnico de enfermagem para os primeiros atendimentos e classifica o paciente, após isso leva o clipes de classificação até a pasta do paciente na recepção.

6.1.2.2. Agendamento é realizado por telefone e fica a data a critério do paciente.

6.1.2.3. Possuem uma lista de encaminhamento para terem o registros de para onde os pacientes foram mandados após a consulta.

6.1.2.3.1. Escala de Coelho

6.1.2.4. Agenda médica e da enfermeira

6.1.2.5. As recepcionistas usam os clips com cores para a identificação para os graus de risco dos pacientes.

7. Sala de Procedimentos

7.1. Possui instruções para o trabalho nas pastas e também nas paredes.

7.1.1. Para fácil memorização dos procedimentos de lavagem e esterilização dos objetos.

8. Antes da Planificação

8.1. A agente de saúde relata que os pacientes reclamavam de ter que acordar cedo para conseguir realizar preventivo.

9. Após Planificação

9.1. Agende de saúde relata que agora com a planificação os pacientes conseguem agendar suas consultas e exames de acordo com a sua rotina.