Estatística descritiva

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Estatística descritiva by Mind Map: Estatística descritiva

1. A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.

1.1. objectivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população.

1.1.1. Esse princípio torna a estatística descritiva uma disciplina independente.

2. Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão.

2.1. Medidas de tendência central incluem média, mediana e moda

2.1.1. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão, variância, o valor máximo e mínimo, obliquidade e curtose.

3. A estatística descritiva fornece resumos simples sobre a amostra e sobre as observações que foram feitas. Tal resumo pode ser quantitativo ou visual.

3.1. Esses resumos tanto podem formar a base da descrição inicial dos dados, como parte de uma análise estatística mais extensa, ou eles podem ser suficientes por si mesmos.

3.1.1. Por exemplo, a porcentagem de arremessos no basquetebol é uma descrição estatística que resume a performance de um jogador ou time.

4. A análise univariada envolve descrever a distribuição de uma única variável, incluindo sua medida central(incluindo a média,mediana, e a Moda (estatística) e dispersão(incluindo a diferença entre o maior e menor valor da amostragem e quantil do conjunto de dados, além da variância e desvio padrão).

4.1. A forma da distribuição pode também ser descrita com obliquidade e curtose. Características da distribuição da variável podem também ser representados em gráficos ou tabulas, incluindo Histograma.

5. Análise bivariada quando uma amostra consiste de mais de uma variável, a estatística descritiva pode ser usada para descrever o relacionamento entre os pares de variáveis.

6. Gráficos descritivos: São usados vários tipos de gráficos para sumarizar os dados. Por exemplo: Histogramas.

6.1. Descrição Tabular: Usam-se tabelas para sumarizar os dados, por exemplo, tabelas de frequência.

6.1.1. Descrição Paramétrica: Na qual estimamos os valores de certos parâmetros que assumimos como complementares na descrição do conjunto dos dados. Por exemplo: Média.