BPF em alimentos

BPF - Alimentos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
BPF em alimentos by Mind Map: BPF em alimentos

1. Alimentos in natura

1.1. Definição: são essencialmente partes de plantas ou de animais. Ex: carnes, verduras, legumes e frutas.

1.2. BPF aplicadas: manter a refrigeração adequada para carnes e derivados, limpeza e sanitização das mãos antes da manipulação, seleção de legumes/ frutas.

2. Alimentos minimamente processados

2.1. Definição: quando submetidos a processos que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização. Ex: arroz, feijão, lentilhas, cogumelos.

2.2. BPF aplicadas: controle da qualidade da matéria-prima, utilizar água tratada, embalagens apropriadas, controle de tº de estocagem,

3. Alimentos processados

3.1. Definição: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar a alimentos para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Ex: conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito); carnes salgadas e defumadas; sardinha e atum de latinha, queijos e pães.

3.2. BPF aplicadas: Limpeza e sanitização dos edifícios/ instalações/ equipamentos, saúde e higiene dos colaboradores, qualidade da água potável utilizada, controle integrado de pragas e capacitação dos colaboradores.

4. Alimentos ultraprocessados

4.1. Definição: são formulações industriais, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Contém aditivos. Ex: salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, “barras energéticas”,

4.2. BPF aplicadas: Limpeza e sanitização dos edifícios/ instalações/ equipamentos, saúde e higiene dos colaboradores, qualidade da água potável utilizada, controle integrado de pragas e capacitação dos colaboradores.