Introdução à óptica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Introdução à óptica by Mind Map: Introdução à óptica

1. A óptica é um ramo da Física que tem como objetivo o estudo da luz.

1.1. Nela são estudados a trajetória que a luz segue, o funcionamento dos espelhos, os problemas de visão, chegando até a estrutura do átomo.

2. Os principais ramos da óptica são:

2.1. Óptica Geométrica - onde a luz é estudada como raios que percorrem trajetórias retilíneas e pode-se observar fenômenos como a reflexão, a refração, e, além disso, ver como ocorre a formação de imagens em espelhos e lentes.

2.2. Óptica Física - onde a luz é vista como onda, então é estudado o comportamento ondulatório; fenômenos como difração, interferência e polarização são observados.

3. A luz, por sua vez, é um conceito humano; é o nome que damos à forma como o nosso cérebro interpreta os sinais que ele recebe da retina quando nela incidem radiações eletromagnéticas de determinada faixa de frequências.

3.1. Para a Física, a luz é apenas a radiação eletromagnética contida na estreita faixa de frequências (ou de comprimento de onda). As radiações que nossos olhos conseguem perceber constituem uma pequena faixa que chamamos de luz visível, que se localiza entre o infravermelho e o ultravioleta.

4. Na óptica geométrica são 3 princípios fundamentais dos raios de luz:

4.1. Princípio da propagação retilínea (um raio de luz sempre vai se propagar em linha reta);

4.2. Princípio da independência de raios de luz (mesmo que se encontrem, os raios de luz não interagem mudando de direção ou sentido);

4.3. Princípio da reversibilidade da luz (a luz é reversível).