HUMANISMO

MAPA MENTAL SOBRE HUMANISMO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
HUMANISMO by Mind Map: HUMANISMO

1. Gil Vicente (1465-1536)

1.1. O primeiro marco do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes, em 1434, como principal cronista do reino. Esse movimento remonta à chegada do poeta italiano Sá de Miranda em 1527, quando teve início o classicismo. O drama popular, os poemas magníficos e as crónicas históricas são os géneros mais explorados durante o período do humanismo português. Os principais autores do humanismo português são: Gil Vicente, Ferno Lopez e Garcia de Resende.

2. Garcia de Resende (1470-1536)

2.1. Ele é o maior representante da poesia cortesã humanista. Em 1516, o autor publicou "Cancioneiro Geral", que reuniu mais de mil poemas literários medievais de 300 autores diferentes. O poema da corte recebeu esse nome porque geralmente era produzido na corte e tinha como objetivo entreter os nobres. Os temas mais explorados são religião, paixão e sátira. No período literário anterior (trovador), a poesia estava intimamente ligada à música, porém, no humanismo, estava separada da música.

3. Os humanistas: autores e obras do humanismo

3.1. Os humanistas são estudiosos da cultura milenar e se dedicaram primeiro ao estudo de textos da Antiguidade clássica greco-romana. Todos são influenciados por características do período, como o culto da língua e a literatura greco-latina (modelo clássico). Grandes representantes da literatura humanística incluem: Francesco Petrarca (1304-1374) - Poeta italiano, fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu Livro Secreto; Itinerário à Terra Santa. Dante Alighieri (1265-1321) - Poeta e estadista italiano, autor das obras: Divina Comédia; Sobre a linguagem comum; Vida nova. Giovanni Boccaccio (1313-1375) - Poeta italiano e autor de obras: Decamerão; canto pastoral; celebridade. Erasmo de Rotterdam (1466-1536) - Teólogo e filósofo holandês, obras: Louvor Louco; Manual dos Cavaleiros Cristãos; Simpósio.

4. As características do humanismo

4.1. Antropocentrismo

4.2. Racionalismo

4.3. Cientificismo

4.4. Antiguidade clássica

4.5. Valorização do homem

4.6. Ideal de beleza e perfeição

5. O Humanismo em Portugal

5.1. O primeiro marco do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes, em 1434, como principal cronista do reino. Esse movimento remonta à chegada do poeta italiano Sá de Miranda em 1527, quando teve início o classicismo. O drama popular, os poemas magníficos e as crónicas históricas são os géneros mais explorados durante o período do humanismo português. Os principais autores do humanismo português são: Gil Vicente, Ferno Lopez e Garcia de Resende.