Grandezas Físicas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Grandezas Físicas by Mind Map: Grandezas Físicas

1. Volume

1.1. volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. O volume tem unidades de tamanho cúbicos (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.). Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³). Contudo, não é considerado uma unidade fundamental do SI, pois pode ser calculado através dos comprimentos. A unidade mais comum utilizada é o litro.[1]

2. Massa

2.1. Massa é uma propriedade física dos corpos, por isso, seu conceito está sujeito à forma como é medida. Uma de suas definições é a inércia, que mede sua resistência à aceleração, que surge a partir da aplicação de uma força.

3. densidade

3.1. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. Pode ser expressa pela fórmula: d = m V No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL. A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias.

4. temperatura

4.1. A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa. Escalas termométricas Atualmente existem três escalas termométricas utilizadas em todo o mundo são elas graus Celsius, kelvin e Fahrenheit.

5. pressão

5.1. Pressão é a grandeza física que mede a força aplicada perpendicularmente a uma superfície. Trata-se de uma grandeza escalar, que pode ser calculada pela razão entre força e área. Em unidades SI, a pressão é medida em pascal, que equivale a newtons por metro quadrado (1 Pa = 1 N/m²). Na física, a pressão é calculada pela razão entre o módulo de uma força F e uma área A. Uma vez que a pressão é uma grandeza escalar, ela pode ser definida por sua intensidade e unidade de medida.