MICRONUTRIENTES

Trabalho acadêmico. Por Mateus Spindola.Universidade IBMR-RJ.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MICRONUTRIENTES by Mind Map: MICRONUTRIENTES

1. Vitamina A

1.1. É uma vitamina lipossolúvel, que pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal. A primeira, na forma de retinol, já a outra, como provitamina A (carotenoides).

1.2. Auxilia na adequação do processo visual, na proteção contra o estresse oxidativo e no sistema imunológico. Importante para o crescimento e desenvolvimento dos tecidos.

1.3. Fontes Animais: leite de vaca, gema de ovo, fígado bovino etc. Fontes Vegetais: vegetais folhosos verde-escuros, frutas de cor amarela e afins, óleos etc.

1.4. Carência: cegueira noturna; maior predisposição a infecções; e alterações cutâneas (xerose, hiperceratose folicular) e oculares.

2. Vitamina D

2.1. A vitamina D engloba um grupo de moléculas derivadas do 7-DHC, a qual apresenta como princípio ativo o calcitriol e seus precursores: vitamina D2, D3 e D-calcidiol.

2.1.1. O colecalciferol (provitamina D3) é sintetizada no organismo humano, através do 7-DHC, por meio de raios ultravioletas.

2.2. Regula o metabolismo do cálcio, atua na modulação da autoimunidade e no controle da pressão arterial, bem como é a síntese de interleucinas inflamatórias.

2.3. Fontes (Ergocalciferol - D2): via suplementação, a qual é realizada através da irradiação ultravioleta do ergosterol (esteroide) de vegetais. Fontes (Colecalciferol - D3): raios UVB. Apenas 10% do total de vitamina D são provenientes de alimentos.

2.4. Carência: hipocalcemia; hipofosfatemia; tetania; osteomalácia; e raquitismo.

3. Vitamina K

3.1. Atua como cofator para a carboxilação de resíduos do ácido glutâmico. Posteriormente, forma-se o ácido gama carboxiglutâmico, aminoácido presente nos fatores coagulação.

3.1.1. Pode ser encontrada nas formas de filoquinosa, menaquinosa e menadiona (a mais potente).

3.2. Atua na homeostase, no metabolismo ósseo e crescimento celular.

3.3. Fontes (Filoquinosa - K1): vegetais verdes folhosos, tomate, batata etc. Fontes (Menaquinosa - K2): sintetizada por bactérias intestinais. Fontes (Menadiona - K3): forma sintética - via suplementação.

3.4. Carência: alterações nos fatores de coagulação, bem como sangramentos sob a pele.

4. Ferro

4.1. É um micromineral vital para a homeostase celular, principalmente por estar envolvido com as hemoglobinas.

4.2. É essencial para o transporte de oxigênio, metabolismo energético e para síntese de DNA.

4.3. Fontes Animais (Ferro heme): carnes, principalmente a vermelha etc. Fontes Vegetais (Ferro não heme): leguminosas, vegetais verde-escuros etc.

4.4. Carência: anemia ferropriva; astenia e apatia; atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo; e cefaleia.

5. Zinco

5.1. É o segundo micromineral mais abundante do corpo humano. Ademais, é considerado um íon intracelular, que não está envolvido nas reações de oxidação causadas pelos radicais livres.

5.2. Sua ação está relacionada à regeneração óssea e muscular, à saúde do sistema imunológico e como um importante cofator enzimático. Além disso, atua no metabolismo de proteínas e na formação de tecidos.

5.3. Fontes: semente de abóbora, castanha de caju, ostra crua, carne bovina etc.

5.4. Carência: imunossupressão (redução de linfócitos T); alterações neurossensoriais, anorexia; letargia; e acrodermatite enteropática.