Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Tecidos by Mind Map: Tecidos

1. Tecido Epitelial

1.1. É denominado tecido de revestimento, pois recobre as superfícies e as cavidades corporais, com objetivo de proporcionar proteção os órgãos e as estruturas ao redor. o tecido epitelial é classificado em:

1.1.1. Epiderme

1.1.1.1. Camada mais externa da pele, que reveste todo o corpo.

1.1.2. Mucosas

1.1.2.1. Tecidos que reveste os órgãos e envolve o interior da boca, nariz, estômago, traqueia etc.

1.1.3. Serosas

1.1.3.1. Reveste externamente os órgãos como a pleura ( membrana que envolve o pulmão) e o peritônio ( membrana que envolve a cavidade abdominal).

2. Tecido Conjuntivo

2.1. Tem como característica a grande quantidade de espaço intersticial. Sua classificação depende da função exercida pelo tecido, sendo eles:

2.1.1. Tecido conjuntivo Frouxo

2.1.1.1. Tecido delicado e pouco resistente, localizado entre as fibras musculares, atua como suporte e sustentação, envolvendo os vasos sanguíneos e oferecendo apoio do tecido epitelial.

2.1.2. Tecido Conjuntivo Denso

2.1.2.1. Localizado na derme e nos tendões musculares, proporciona o aumento da proteção da pele e força de tração muscular, por ser rico em proteína e colágeno.

2.1.3. Tecido Adiposo

2.1.3.1. Composto por adipócitos ( células de gordura) tem capacidade de armazenar grande quantidade de gordura para serem usadas na falta de glicose.

2.1.4. Fibras Elásticas

2.1.4.1. Encontrados nos ligamentos e na parede das artérias, tem como principal função proporcionar elasticidade ao tecido.

2.1.5. Tecido Cartilaginoso

2.1.5.1. Rico em colágeno, este tecido possui função modeladora e de flexibilidade. Dividido e subgrupos, sendo eles:

2.1.5.1.1. Hialina

2.1.5.1.2. Elastina

2.1.5.1.3. Fibrocartilagem

2.1.6. Tecido Ósseo

2.1.6.1. Composto por grande quantidade de cálcio o tecido ósseo é caracterizado por sua dureza.

2.1.7. Sangue

2.1.7.1. Possui estruturas como o plasma (líquido por onde as células sanguíneas circulam), hemácias (células vermelhas , capazes de transportar oxigênio), leucócitos (função de defesa do organismo) e plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue).

3. Tecido Muscular

3.1. É considerado um tecido especial devido a capacidade de elasticidade de sua células, por serem estruturas com filamentos capazes de aumentar ou diminuir o cumprimento celular. possui três classificações diferentes, determinadas conforme sua representação estrutural. São elas:

3.1.1. Musculo Liso

3.1.1.1. Tecido composto por células longitudinais de aspecto liso. Este tipo de músculo é encontrado nas vísceras e promovem contrações involuntárias.

3.1.2. Músculo Estriado Esquelético

3.1.2.1. Possui células estriadas localizadas no esqueleto ou nas áreas adjacentes, com o objetivo de promover o movimento do corpo quando se contraem.

3.1.3. Músculo Estriado Cardíaco

3.1.3.1. É caracterizado por possuir uma estrutura estriada, porém se dos demais pois além de ser localizado apenas no miocárdio (músculo cardíaco), ele é considerado um músculo involuntário.

4. Tecido Nervoso

4.1. Produz e conduz impulsos elétricos, que possibilitam o controle de várias funções orgânicas.

4.1.1. Neurônios

4.1.1.1. São células que compõem os tecidos nervosos.

4.1.1.2. células Gliais

4.1.1.2.1. que proporcionam sustentação e auxiliam na nutrição dos nerônios.