Produção de comprimidos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Produção de comprimidos by Mind Map: Produção de comprimidos

1. Granulação via úmida

1.1. Baseia-se na obtenção de granulado apartir da adição de um líquido de umedecimento e de um agente aglutinante.Este processo permite a produção de comprimidos com dureza e friabilidade, em geral, mais adequados e permite, ainda, a compressão de fármacos com elevadas concentrações na formulação, sendo esta a sua principal vantagem. Por outro lado, suas principais limitações estão relacionadas com fármacos hidrolisáveis, termolábeis e o tempo requerido pelo processo

2. Granulação via seca

2.1. Baseia -se na produção de granulado por intermédio da compactação dos pós .Suas vantagens são o não emprego do aglutinante, o que viabiliza a produção de comprimidos que contenham fármacos hidrolisáveis, a eliminação da etapa de secagem e o menor tempo de processo. Como desvantagens, o aspecto dos comprimidos, com friabilidade alta e dureza baixa, é inferior àqueles obtidos pelos outros processos, além da necessidade de equipamento específico para compactação.

3. Compressão direta

3.1. Baseia na utilização de adjuvantes que permitem uma compressão direta de uma simples mistura de pós (eliminação da etapa de granulação). Assim, suas vantagens são a eliminação do aglutinante (fármacos hidrolisáveis), eliminação da etapa de secagem, o menor número de etapas no processo, menor tempo de processo, obtenção de comprimidos com bom aspecto, bons resultados de dissolução do fármaco, além de não requerer equipamentos específicos.