A Química das águas naturais

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A Química das águas naturais by Mind Map: A Química das águas naturais

1. Poluição Térmica

1.1. Ocorre qunado a água é aquecida artificalmente. Geralmente a água aquecida vem de usinas nucleares; apresenta menor quantidade de OD, e isso se dever porque a solubilidade de um gás em um líquido diminui à medida que a temperatura aumenta.

2. Decomposição de matéria orgânica

2.1. Aeróbica

2.1.1. Oxigênio dissolvido no meio por bactérias aeróbicas

2.2. Anaeróbica

2.2.1. Sem oxigênio dissolvido no meio; bactérias anaeróbicas. Geralmente encontramos esses meios em águas estagnadas como fundos de lagos e pântanos.

2.3. Matéria ôrganica decomposta pode gerar metano; Os biodigestores são equipamentos que auxiliam na transformação do gás carbonico em metano

2.4. Hidratos de Metano

2.4.1. São sólidos formados a partir da combinação de moléculas de água, na forma de cristais de gelo, que aprisionam gases. Em condições alta pressão e baixa temperatura.

3. Compostos de enxofre na água

3.1. São protudos da decomposição de proteínas, e essas proteínas são formadas por aminoácidos, quando há a quebra dessas proteínas e liberação desses aminoácidos, e esses subprodutos podem conter enxofre, caracterizado pelo péssimo odor.

4. Compostos de nitrogênio na água

4.1. Nitrificação

4.1.1. Formação de nitratos e nitritos as partir de compostos de nitrogênio na forma de amônia e amônio.

4.2. Desnitrificação

4.2.1. É o processo inverso da nitrificação. É a conversão do nitrito e do nitrato em gases, onde esses gases vão para a atmosfera, fazem sua ficção, formando amônia e amônio, seguindo o ciclo.

4.3. Processo de Haber-Bosch

4.3.1. Criado a princípio para a criação de explosivos na segunda guerra mundial. Consistia basicamente na fixação do nitrogênio para a produção de fertilizantes, aumentando a produção de alimentos e atendendo as necessidades da época.

5. Excesso de nitrado

5.1. Processo de eutrofização de águas, causando crescimento em massa de plantas e algas, por excesso de nutrientes, nitrogênio (forma de nitrato) e fósforo, por exemplo.

5.2. Metehemoglobinemia infantil ou animal "Doença do bebê azul". NO3 e transformada em NO2 na disgestão, onde este vai até a corrente sanguínea, e oxida e hemoglobina, formando a metehemoglobina bloqueando o transporte de oxigênio.

5.3. Formação de nitrosaminas. Compostos carcinogênicos, mutagênicas e teratogênicos. Chegam até as pessoas através de alimentos em conserva, que geratlemente contém nitrito de sódio.

6. Demanda de oxigênio

6.1. Oxigênio molecular dissolviod (OD) é um principal agente oxidante.

6.1.1. Oxigênação ocorre através do processo de aeração, quanto maior movimento, maior sua taxa de aeração.

6.1.1.1. Muito OD na água não significa, necessariamente, que aquele meio é saudável.

6.2. Matéria orgânica é oxidada pelo OD.

6.3. Determinação da demanda de oxigênio

6.3.1. Método de Wincler

6.3.2. Método eletrométirico - oxímetro

7. Demanda bioquímica de oxigênio (DBO)

7.1. Quantidade de oxigênio consumido por microoganismo para degradar a matéria orgânica presente na água.

7.2. O cálculo de DBO é realizado em 5 dias, a 20°C de incubação, com medição de OD no início, após os cinco dias, é medido novamente o OD, a diferença da medição inicial e final, é o DBO da amostra.

8. Demanda química de oxigênio (DQO)

8.1. Tem um processo mais rápido que a DBO; Em seu processo, é medido a quantidade de oxigênio dissolvido na oxidação de matéria orgânica, mas dessa vez, por um agente químico.

8.1.1. Aumento da concentração de DQO se deve a despejos de origem industrial, isso por geralmente ser uma matéria difícil de ser consumida naturalmente.

8.2. Pode ser feita em até duas horas de teste, dependendo de cada situação.