Terapias Comportamentais

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Terapias Comportamentais by Mind Map: Terapias Comportamentais

1. TAC- Terapia analítico- comportamental

1.1. É um tipo de psicoterapia embasada na teoria Behaviorista Radical e na Análise do Comportamento, e tem como objetivos analisar a relação que os comportamentos do paciente, que é tratado como agente mais ativo no seu processo terapêutico, têm com o ambiente em que vive, ajudá-lo ... Enfim, como explica Vandenberghe (2011), a TAC foi desenvolvida no Brasil por um grupo de terapeutas que estenderam os fundamentos filosóficos do behaviorismo radical e os princípios básicos da análise experimental do comportamento para o âmbito da psicoterapia.

2. MBT- Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness

2.1. MBCT significa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness. O MBCT é um programa de treinamento que ensina a desenvolver a habilidade de atenção plena com a finalidade de identificar gatilhos que geram a recaída na depressão e lidar com eles, prevenindo o esgotamento mental e a exaustão emocional que levam à ocorrência de episódios depressivos. A sigla MBCT representa as primeiras letras do título do programa em inglês, Mindfulness Based Cogitive Therapy. É um dos programas científicos de mindfulness mais pesquisados e praticados no mundo. Assim como outros programas de científicos de mindfulness, não possui caráter religioso, dogmático ou místico. É uma ação de saúde com evidências de eficácia e constitui um treinamento de habilidades psicológicas. O principal centro de pesquisa e formação em MBC é o Universty of Oxford Mindfulness Centre, no Reno Unido.

3. CBA- Análise do comportamento aplicada

3.1. Se distingue pelos tipos de clientes atendidos, problemas clínicos abordados, procedimentos utilizados e ambiente no qual a intervenção é conduzida (Guinther & Dougher, 2013; Kohlenberg, Hayes & Tsai, 1993; Kohlenberg, Tsai & Dougher, 1993).

4. ACT- Terapia da Aceitação e Compromisso -

4.1. A ACT é uma Terapia da abordagem cognitivo-comportamental da terceira onda ou geração, e tem como pilar central a prática da Atenção Plena ou Mindfulness. O objetivo da ACT é maximizar o potencial humano para uma vida plena e significativamente rica e com sentido.

5. FAP- Psicoterapia Analítica Funcional

5.1. A psicoterapia analítica funcional (FAP) é uma abordagem psicoterapêutica baseada na análise do comportamento clínico (ACB) que enfoca a relação terapêutica como meio de maximizar a mudança do cliente. ... A FAP é uma abordagem idiográfica (em oposição a nomotética) à psicoterapia.

6. DBT- Terapia Comportamental Dialética

6.1. Do inglês Dialectical Behavior Therapy, é uma terapia estruturada de primeira linha para pessoas com alta desregulação emocional, comportamentos autolesivos e condutas suicidas, características do TPL. O objetivo principal da DBT (Terapia Comportamental Dialética) é que o paciente aprenda a regular a emotividade extrema e seus impulsos, reduzindo os comportamentos disfuncionais dependentes do estado de humor. Ele também aprende a confiar e a validar suas próprias experiências, emoções, pensamentos e comportamentos.

7. BA- Ativação Comportamental

7.1. Desta forma, a ativação comportamental é um tipo de meta dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que visa ajudar as pessoas a se envolverem com mais frequência em atividades agradáveis e​, com isso, a melhorar suas habilidades na resolução de problemas.29 de jun. de 2021

8. IBCT - Terapia Comportamental Integrativa de Casais

8.1. A terapia de casal que tem como base as Terapias Comportamentais Contextuais é a Terapia Comportamental Integrativa para Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy-IBCT). Seus principais autores foram Neil Jacobson e Andrew Christensen. A IBCT propõe a aceitação como um dos principais diferenciais em relação a outras modalidades de terapia de casal. Não se refere à resignação ou submissão, tampouco a aceitar o inaceitável, como exemplo a violência, mas aceitar características de personalidade, situações da vida que não serão alteradas ou os próprios processos internos diante de situações com o cônjuge.

9. Aluna - Jacilene de Souza Lima Matrícula-202111096 Professora- Anna Katarina