Desenvolvimento infantil em diversas idades

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Desenvolvimento infantil em diversas idades by Mind Map: Desenvolvimento infantil em diversas idades

1. 1 ano

1.1. Nas interações que estabelecem com seus pares, o controle das ações infantis parece ser dominado pela esfera afetiva, dado que elas exploram as situações principalmente por meio de canais emotivo-posturais, imitação imediata, sincronização dos ritmos posturais e das verbalizações dos parceiros.

1.2. (...) nas interações que estabelecem com seus pares, o controle das ações infantis parece ser dominado pela esfera afetiva, dado que elas exploram as situações principalmente através de canais emotivo-posturais.

1.3. A imitação imediata, frequentemente observada neste período, evolui de uma sincronização dos ritmos posturais e das verbalizações dos parceiros, pelas crianças de 1 ano, ate a criação de brincadeiras colaborativas no grupo de crianças de 2 anos, com reprodução dos aspectos básicos dos comportamentos dos parceiros.

2. 2 anos

2.1. Criação de brincadeiras colaborativas com reprodução dos aspectos básicos dos comportamentos dos parceiros.

2.2. (...) criação de brincadeiras colaborativas no grupo de crianças de 2 anos, com reprodução dos aspectos básicos dos comportamentos dos parceiros.

3. 3 anos

3.1. Maior controle cognitivo-linguístico da coordenação de papéis, discussão com seus pares dos elementos que definem os papéis construídos na situação.

3.2. (...) maior controle cognitivo-linguístico da coordenação de papéis. As crianças frequentemente discutem com seus pares os elementos que definem os papéis sendo construídos na situação.

4. 4 anos

4.1. Conforme a linguagem verbal se desenvolve mais efetivamente, passando a mediar na coordenação de seus papéis, as crianças mais velhas apresentam um enredo mais bem planejado, no qual algumas representações são negociadas mais claramente. Além disso, elas buscam promover uma organização espacial na sala - por exemplo, dispondo as cadeiras em fila como em uma sala de aula tradicional - de modo a criar um cenário para suas ações. Neste cenário, há ainda maior ritualização dos gestos e, com os elementos disponíveis, as crianças desempenham, de forma muito estereotipada, os papéis de professor e de alunos.

4.2. Conforme a linguagem verbal mais efetivamente faz a mediação do processo de coordenarem seus papéis, as crianças mais velhas apresentam um enredo melhor planejado, no qual algumas representações estão sendo mais claramente negociadas.

4.3. Já a coordenação dos papéis assumidos pelas crianças de 4 a 6 anos conforme brincam de "escolinha", também é mediada pelo material disponível - lápis, cola, folhas de papel - que é usado para dar suporte a reprodução de alguns formatos interativos vividos pelas crianças na creche. Além disso, elas buscam promover uma organização espacial na sala - por exemplo, dispondo as cadeiras em fila como em uma sala de aula tradicional - de modo a criar um cenário para suas ações. Neste cenário ha ainda maior ritualização dos gestos e, com os elementos disponíveis, as crianças desempenham, de um modo muito estereotipado, os papéis de professor e alunos.