Immanuel Kant e o critiscismo

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Immanuel Kant e o critiscismo by Mind Map: Immanuel Kant e o critiscismo

1. Immanuel Kant foi um filósofo alemão fundador da "filosofia critica"

1.1. Immanuel Kant ( 1724-1804) nasceu em königsbrg, Prússia oriental.

1.2. Sistema que procurou determinar os limites da razão humana

2. Critica da razão pura

3. Criticismo é uma doutrina filosófica que nega todo o conhecimento cujos fundamentos não tenham sido analisados criticamente.

4. Racionalismo e empirismo são duas doutrinas filosóficas que pretendiam explicar como o conhecimento é adquirido pelo ser humano.

5. Kant critica o racionalismo e o empirismo, pois defende que ambas as doutrinas não consideram o papel ativo da pessoa no processo de aquisição do conhecimento.

6. Mini texto: Criticismo representa em filosofia a posição metodológica própria de Immanuel Kant. Caracteriza-se por considerar que as análises críticas da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituem-se no ponto de partida da reflexão filosófica.

7. Ao contrário do empirismo e do racionalismo, que defendem que o conhecimento é fruto exclusivamente da experiência e da razão, respectivamente, Kant propõe que os indivíduos possuem conhecimentos "a priori" e a "posteriori".

8. O principal pensador racionalista foi René Descartes (1596-1650) e sua frase "Penso, logo existo" sintetiza como a razão é elemento central para a construção do conhecimento.

9. Kant promove uma verdadeira revolução na forma de se conceber a relação entre sujeito e objeto do conhecimento.

10. Para o racionalismo, o conhecimento é adquirido por meio da razão e não pelas experiências vivenciadas pelo ser humano.

11. O empirismo, por sua vez, é a doutrina que defende que o conhecimento é fruto das experiências e experimentações.