Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Comunidades Virtuais by Mind Map: Comunidades Virtuais
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Comunidades Virtuais

  São ambientes onde ocorre: O estabelecimento de conexões em redes eletrônicas entre pessoas com necessidades comuns de forma que possam se envolver em discussões compartilhadas que persistem e se acumulam ao longo do tempo permitindo redes complexas de relacionamentos pessoais e um senso de identificação crescente com a toda a comunidade.  Mais detalhes em: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=7364

A Bíblia

Condições de FRONTEIRA Toda a comunidade deve ter seu estatuto, seus mandamentos, com objetivos definidos de maneira clara e regras sobre os recursos comuns. Essas regras devem ser parte desses recursos comuns e devem ser definidas de forma cooperativa. Com elas é possível governar, definir responsabilidades e papéis, fazer a divisão do trabalho em função de interesses comuns e com isso alcançar o céu, o que é pretendido por todos os membros da comunidade.

O Casamento

Condições de ENGAJAMENTO Toda a comunidade deve gerar um contrato entre seus membros, que propicie a sua identificação e responsabilidade em relação aos objetivos a alcançar. Todos os membros devem ter também sua carteira de sócio da comunidade, terem sua identidade individual e coletiva, serem facilmente acessíveis. Devem ser reconhecidos como um membro da comunidade em função de seu compromisso com a mesma. Sua bibliografia, as contribuições ao longo do tempo, deve ser visível aos demais membros. Todos devem conhecer os ritos da comunidade, os caminhos a serem seguidos para que ela funcione como necessário. A comunidade deve reconhecer as ações e comportamentos de seus membros, dando-lhes em retribuição prêmios adequados.Toda a comunidade deve ter o seu jornal, distribuído sistematicamente, fazendo bater ritimadamente o coração da mesma. Ele deve conter as últimas notícias, os melhores momentos. Todos gostariam de aparecer na sua primeira página, ter a sua atuação reconhecida publicamente.

O Ecossistema

Condições de HETEROGENEIDADE Toda comunidade deve se espelhar na natureza, que dispõe de ambientes com biodiversidade. Somente com diversidade de ambientes tecnológicos, nas posturas e colocações de seus membros, é que a inovação poderá florescer nas comunidades. As diferenças são naturais nos espaços de socialização. Teremos sempre diferenças em termos de experiências com o trabalho em comunidade, existirão sempre calouros e veteranos. Em relação a definição de tendências teremos sempre os vendedores de idéias, os mais e menos sabidos e aqueles que gostam de propiciar contatos. No que se refere à inclinação para participar, teremos os publicadores, mais voltados para conteúdos, os que gostam de bate-papo e aqueles que não fazem uma coisa nem outra, os espreitadores, que ficam somente olhando, assuntando o que está ocorrendo.

Comunidades analisadas

http://www.riversproject.org/