Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

PSICOLOGIA SOCIAL LATINO AMERICANA by Mind Map: PSICOLOGIA SOCIAL LATINO AMERICANA
5.0 stars - 1 reviews range from 0 to 5

PSICOLOGIA SOCIAL LATINO AMERICANA

CONCEPÇÕES

Relação entre individuo e sociedade

Na perspectiva da Psicologia Social Latino Americana a preocupação é referente a análise da relação/interação entre o individuo e a sociedade, muito dentro da linha de que o individuo é produto, mas também produtor da sociedade.

Campo Interdisciplinar

A Psicologia Social Latino Americana na tentativa de sair de analises psicologizantes dos fenomenos sociais bebe em várias áreas do conhecimento: Antropologia; Política; Sociologia; Linguistica; Educação, dentre outras, ampliando assim, a capacidade de analises mais complexas e a partir do olhar psicossocial sobre o fenomeno.

Critica ao conhecimento hegemonico

Faz uma critica a produções eurocentricas do conhecimento buscando conexões com produções e pesquisadores locais e também com outros saberes advindos dos movimentos socias e conhecimentos populares.

Função Social do conhecimento

Relação Ciência e política

Toda produção cientifica tem uma intencionalidade, assim, além dos principios epistemologicos, ontologicos e metodologicos faz-se importante trazer para o debate e a propria produção  de conhecimento os principios  eticos e politicos.

PRINCIPAIS TEORICOS

Paulo Freire foi muito utilizado por autores consagrados dentro da Psicologia Social Latino Americana, como Maritza Montero e Martin-Baró, por isso embora, dentre outros fatores, ele seja da área da Educação, temos este autor como referencia na Psicologia Social Latino Americana. Outro fator é a sua teoria pautada na interação com as realidades dos oprimidos e a preocupação com a transformação da realidade social.

Maritza Montero/ Silvia Lane

Ignácio Martin-Baró

Paulo Freire

TEM A FUNÇÃO DE

Análise psicossocial das relações sociais

Articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento

Contribuição para os processos de transformação social via análises das realidades locais