ESTUDOS EPIDEMIOLOGICOS

epidemiologia

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ESTUDOS EPIDEMIOLOGICOS by Mind Map: ESTUDOS EPIDEMIOLOGICOS

1. DENGUE

1.1. INTRODUÇÃO

1.2. O que é?

1.2.1. É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

1.2.1.1. Qual o microrganismo envolvido?

1.2.1.2. O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

1.2.1.2.1. Quais os sintomas?

1.2.1.2.2. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

2. OBJETIVO

2.1. Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas. Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades. Identificar a causa e origem da doença.

2.1.1. Como se transmite?

2.1.2. A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

2.1.2.1. Como tratar?

2.1.2.2. Todas as pessoas com febre de menos de sete dias durante uma epidemia ou por casos suspeitos de dengue, cuja evolução não é possível predizer, devem procurar tratamento médico onde algumas rotinas estão estabelecidas para o acompanhamento, conforme a avaliação clínica inicial e subseqüente, quanto a possibilidade de evolução para gravidade. A hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco), ou venosa, dependendo da fase da doença, é a medicação fundamental e está indicada em todos os casos em abundância. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

2.1.2.2.1. Como se prevenir?

2.1.2.2.2. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros

2.1.2.2.3. O tratamento é feito com auxílio médico

2.1.2.2.4. Propaga-se por animais ou insetos

2.1.2.2.5. Requer um diagnóstico médico

2.1.2.2.6. Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem

2.1.2.2.7. Curto prazo: resolve-se em dias ou semanas

2.1.2.2.8. Crítico: necessita de atendimento de emergência

3. Como é realizado a notificação de casos confirmados de dengue pela Vigilância Epidemiológica?

4. A notificação pode ser realizada por qualquer profissional de saúde e deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online - http://sinan.saude.gov.br/sinan), através da Ficha de Investigação da Dengue (Anexo I).

4.1. Qual é a relação entre o saneamento básico e o surto de dengue?

4.1.1. Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:

4.1.1.1. Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.

4.1.1.2. Limpar a bandeja externa da geladeira.

4.1.1.3. Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.

4.1.1.4. Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

4.1.1.5. Cobrir bem a cisterna.

4.1.2. Verificar se a caixa d’água está bem tampada.

4.1.3. Deixar as lixeiras bem tampadas.

4.1.4. Colocar areia nos pratos de plantas.

4.1.5. Recolher e acondicionar o lixo do quintal.

4.1.6. Limpar as calhas.

4.1.7. Cobrir piscinas.

4.2. O saneamento básico é um conjunto de serviços que engloba, entre outras coisas, captação e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e descarte adequado de lixo e resíduos e drenagem de água da chuva. Quando a população tem acesso a esses serviços, há aumento na qualidade de vida, diminuição dos gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente. Dessa forma, alguns serviços estão intimamente ligados à proliferação de doenças, inclusive da dengue.

5. INTRODUÇÃO