Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CICLO HIDROLÓGICO by Mind Map: CICLO HIDROLÓGICO

1. ESCOAMENTO SUPERFÍCIAL

1.1. É a fase do ciclo hidrológico que trata da água oriunda das precipitações que, por efeito da gravidade, se desloca sobre a superfície terrestre. Engloba, portanto, o volume de água precipitada sobre o solo saturado ou uma superfície impermeável que escoa superficialmente, seguindo linhas de maior declive, na direção de um curso de água mais próximo indo, posteriormente se desembocar nos oceanos.

2. ARMAZENAMENTO

2.1. Redistribuição de água no solo é o movimento da água no perfil do solo depois de cessada a infiltração.

3. INFILTRAÇÃO

3.1. É o processo de penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através de vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte que a retém, formando então o teor de umidade de um solo.

4. ATMOSFERA

5. EVAPOTRANSPIRAÇÃO

5.1. EVAPORAÇÃO: Conjunto de fenômenos físicos que condicionam a transformação da água na forma líquida ou sólida, de uma superfície úmida ou de água livre, em vapor, devido à radiação solar e aos processos de difusão molecular e turbulenta.

5.2. TRANSPIRAÇÃO: Perda de água para a atmosfera na forma de vapor através dos estômatos e cutículas das plantas, decorrente das ações físicas e fisiológicas dos vegetais, e dependentes da disponibilidade de energia da água disponível no solo e governada pela resistência dos estômatos.

6. PRECIPITAÇÃO

6.1. Na atmosfera essa água se condensa, formando nuvens, que se precipitam na direção da superfície terrestre formando um processo inverso à evapotranspiração.

7. CHUVA

7.1. Conjunto de águas originárias do vapor de água atmosférico que se precipitam, em estado líquido sobre a superfície terrestre em consequência da intensificação da evapotranspiração sobre superfícies quentes e úmidas.

7.1.1. Chuvas Convectivas

7.1.1.1. Provocadas por diferenças de locais de aquecimento nas camadas atmosféricas. São chuvas formadas pela ascensão das massas de ar quente da superfície, carregadas de vapor d'água. Ao subir o ar sofre resfriamento provocando a condensação do vapor de água presente e, consequentemente, a precipitação.

7.1.2. Chuvas Orográficas

7.1.2.1. São chuvas que são oriundas da passagem de uma massa de ar quente e úmido por uma cadeia de montanha, provocando a ascensão forçada do ar, que gradativamente se esfria provocando a condensação do vapor de água econsequentemente a formação de nuvens que se precipitam.

7.1.3. Chuvas Frontais

7.1.3.1. São originárias do deslocamento de frentes frias ou quentes contra frentes contrárias termicamente. Ou seja, são chuvas que ocorrem ao longo da linha de descontinuidade, separando uma massa de ar de características diferentes.

8. INTERCEPTAÇÃO

8.1. É climatologicamente, definida como sendo a capacidade que a vegetação ou outro tipo de obstáculo possuem de reter a chuva nas suas copas.