Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Conhecimento by Mind Map: Conhecimento
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Conhecimento

Informação

No mundo do saber a informação é obtida relacionando-se os dados com os conhecimentos que temos na mente ou mesmo fora dela. O novo conhecimento gerado pela informação é integrado com o que já existia na mente da pessoa, num processo de reconhecimento. Os conhecimentos podem ser usados para proveito próprio, na medida que permitem um maior entendimento do mundo, tornando as pessoas mais sábias ou sabidas.

Criatividade

Habilidade de fazermos novas associações entre conceitos e idéias existentes, baseados numa motivação. O processo de conhecer e aprender no mundo de hoje é basicamente o de uma pessoa criativa. Aprender é criar novos conhecimentos, conectá-los aos já existentes, dar-lhes sentido, recriá-los, com a motivação da necessidade de sobrevivência.

Fartura

O conhecimento explodiu. Antes estava concentrado nas bibliotecas, nas enciclopédias, nos livros. Hoje está por toda a parte, fragmentado. Encontramo-lo nas redes virtuais, nas pessoas, nas organizações. Cada vez mais temos possibilidade de acesso a mais conhecimento, mais do que temos condições de manusear.

Fragmentação

O conhecimento não está concentrado somente nas bibliotecas, agora está fragmentado por todo lado. Para conhecer é preciso ter habilidade para recombinar e recriar o conhecimento. As tecnologias facilitam o trabalho de recombinação.

Hesitação

Vivemos num mundo de incerteza contínua. Estamos sempre à procura de novos conhecimentos, num estado de não saber.  Na medida que vivemos num mundo onde o conhecimento é abundante, e ele se torna obsoleto muito rapidamente, esse fato torna-se mais marcante.

Mídias

Hoje com o uso crescente dos computadores, o conhecimento é amplificado com a possibilidade de múltiplas opções de sua representação. As pessoas podem personalizar o conhecimento de diferentes maneiras. Podemos distinguir vários tipos de meios capazes de registrar uma mensagem de forma duradoura e pessoal. No início o homem dispunha somente da mídia oral, depois criou a mídia escrita, logo depois a mídia audiovisual e nos dias de hoje temos a mídia digital.

Imediatismo

Modo de agir apressadamente, buscando compensação imediata, sem ligar para possíveis consequências. É o que está ocorrendo com nossa sociedade. Tudo é agora. Imediatamente.

Condutores

Hoje o conhecimento está espalhado pelo mundo, não somente concentrado em enciclopédias ou bibliotecas. O conhecimento hoje está explodido. Para entender alguma coisa temos que achar essas pequenas peças, juntá-las e criarmos entendimento pessoal. Enquanto o mundo do conhecimento é em partes, ao usá-lo necessitamos de uma visão total, do todo. Conhecer é reconhecer e reconstruir. Usando condutores, fazendo conexões, personalizamos o conhecimento criado pelos outros, deixando de ser simples consumidores passivos de conteúdos.

Independência

Entre os fatores que ocorrem na nossa sociedade atual, que estão mudando o ambiente no qual o conhecimento existe, está a valorização do indivíduo. Hoje ele é mais autônomo, independente.