Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Novo mundo do conhecimento by Mind Map: Novo mundo do conhecimento
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Novo mundo do conhecimento

Multimídia

O conhecimento pode ser difundido de várias maneiras: no início o homem dispunha somente da mídia oral, depois criou a mídia escrita, logo depois a mídia audiovisual e nos dias de hoje temos a mídia digital. Esse modelo multimídia e rico em recursos colabora para a passividade do expectador.

Abundância

Um aspecto muito importante do novo modelo do conhecimento é a enorme quantidade de informação disponível e a rapidez com que elas se tornam obsoletas.

Imediatez

O conhecimento se tornou imediato: acompanhamos acontecimentos do mundo em tempo real e novas informações podem alterar o contexto em que vivemos em questão de minutos. Com os meios de comunicação cada vez mais apurados, conseguimos fazer contato com quem está do outro lado do mundo sem nos levantarmos do sofá, com som e imagem.

Fluxo

O conhecimento deixou de ser um reservatório de informações para serem usadas no futuro. Agora ele é tratado com dinamismo num fluxo de informações que são importantes no presente.

Recombinação

O conhecimento não está mais concentrado em enciclopédias e bibliotecas. Agora ele está em todo lugar, desfragmentado e atualizado frequentemente. É possível usarmos diversas fontes de conhecimento para encontrarmos as respostas que buscamos, nossas próprias conclusões. É a isso que podemos chamar de recombinação do conhecimento.

Incerteza

Como as informações são muito voláteis e podem mudar a qualquer momento, não chegamos no nível de ter certeza sobre algo. A certeza é momentânea.

Independência

Atualmente os indíviduos não só consomem conhecimento como o constroem também. Quando se toma consciência do contexto em que vivemos hoje, podemos ser mais participativos e colaborarmos com a troca de informações.