Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Análise com Casos de Uso Baseada em Objetivos by Mind Map: Análise com Casos de Uso Baseada
em Objetivos
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Análise com Casos de Uso Baseada em Objetivos

Engenharia de Sw

Modelagem com Objetivos

Definições fundamentais na descrição de sistemas de Sw

Através de algumas observações como a interação dos softwares em nosso meio e a capacidade de modificação, podemos caracterizar  quatro  definições fundamentais  importantes para a descrição de sistemas software  , de acordo com van Lamsweerde [ van Lamsweerde 2000] e outros [ Jackson 1995, Parnas 1995].

Objetivos, Patterns de objetivos, Objetivos de Obtenção, Objetivos de Término, Objetivos de Manutenção, Objetivos de Não Ocorrência, Mais Definições:, É a base na elaboração de Requisitos., Proporciona a especificação dos Requisitos., Justifica a Existência de um Requisito., + Estáveis do que os Requisitos., Cockburn, Possibilidades para o uso de objetivos:, (1) atribuir requisitos não-funcionais a objetivos., (2) acompanhar o projeto pelos objetivos., (3) obter requisitos diferentes a partir do não alcance dos objetivos., (4) utilização de objetivos associados a design das suas realizações., (5) casar objetivos do usuário com conceitos operacionais., Features

Propriedade de domínio

Requisitos, (i) é descrito inteiramente em termos de valores monitorados pelo software., (ii) restringe apenas valores que são controlados pelo software., (iii) os valores controlados não são redefinidos em termos de valores monitorados futuros. Por exemplo, “O sistema deve enviar uma fatura em decorrência de um pedido de um cliente, até um dia depois da entrega da mercadoria”

Especificação

Engenheria de Sw Orientada a Objetos (OO)

A Engenharia OO faz uso dos casos de uso na análise. A definição de OBJETIVOS de alto nível de Sw ajuda na elaboração de: casos de uso (UML) e Especificação de Sw.

Um Método OO

Como Obter Especificações a partir de:

UML

RUP

OBJETIVOS

MÉTODO

O que, 1. Eliciar o contexto do sistema. Informações sobre o sistema proposto, e de seu contexto., 2. Definir os objetivos do sistema. Baseado no contexto do sistema., 3. Derivar requisitos. Objetivos são refinados ao nível de requisitos., 4. Derivar casos de uso. Casos de uso organizacionais, de sistema e de baixo nível., 5. Derivar modelos UML. Outros modelos UML, tais diagramas de classe e seqüência.

Como, 1. Por meio de entrevistas, coleta de documentos, observação, etc., 4. São derivados a partir dos requisitos., 5. São derivados dos requisitos ou casos de uso.

Quem, Analista

Benefícios

Abstração

Direção

Rastreabilidade

Análise

Definindo Objetivos e Requisitos de um Sistema

Analistas

Definem as propriedades desejadas do ambeinte ou objetivos.

Necessidades dos Stakholders (interessados)

Requisitos derivados dos objetivos por refinamento.

Os analistas detalham os objetivos adicionando detalhes, informações que restringem o Sw. Os analistas estruturam os objetivos em função de como eles se relacionam uns com os outros. Estruturação é importante quando existem muitos objetivos. Talvez, no caso de sistemas com um pequeno número de objetivos, digamos 25, podemos  ter  simplesmente fornecer uma  lista de objetivos. Sistemas ==> Hierarquia estruturada de objetivos.

Patterns de Refinamento, Disjunção (ou), Conjunção (e), Marco, Casos

Definindo uma hierarquia de objetivos

1°) Definir pelo menos um objetivo inicial e duas perguntas: como? e porque?, Quando parar de perguntar ‘Como’?, Por que perguntar ‘por que?’

2°) Selecionar um objetivo e perguntar: “Como pode este objetivo ser satisfeito ?” e “Por que é que isto é um objetivo do sistema?”