Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Movimentação e Embalagem by Mind Map: Movimentação e Embalagem
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Movimentação e Embalagem

Tipos de Movimentação

Conceito:

Manual

Automatizado

Semi-automatizado

Exemplo de Fracasso

Um dos objetivos principais das embalagens primaria e secundaria seria a informação e proteção do produto, respectivamente. No entanto, muitas embalagens acabam se mostrando ineficientes por não facilitar o transporte do produto por terem uma embalagem de tamanho superior ao necessário. Alem disso, muitas embalagens são ineficientes por utilizaram mais recursos que o necessário; ou seja, acaba ocorrendo o desperdício de material para a sua fabricação, incrementando os custos e diminuindo a competitividade do produto

Picking

Definição:

Objetivo:

Niveis:

O Conceito de Embalagem

Definição:

Função:

Produtividade:

Objetivos de uma embalagem:

Exemplo de Sucesso

Exemplo de Sucesso na reformulação da Embalagem:

Tipos de Embalagem

Embalagem Primária

Embalagem Secundária

Embalagem Terciária

Embalagem Quaternária

Tendência

Hoje em dia ainda temos o fator sustentabilidade, para determinar o sucesso ou não de uma determinada embalagem. Um exemplo disso são as embalagens de agrotóxicos que á 13 anos já são reutilizadas sem agredir ao meio ambiente. Um dos pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida em agosto de 2010) é a logística reversa, processo que retorna aos geradores seus produtos para que eles sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos. Ou seja; a embalagem a partir de então deve ser sustentavelmente adequada ao processo para que seja eficiente.

Relevância:

Decisão e Trade-off:

A decisão de automatização do sistema de manuseio do produto acaba passando por um trade off entre a quantidade de produtos movimentados e o custo total de movimentação. O custo da movimentação manual é maior do que o da mecanizada; todavia, a mecanizada acaba exigindo um mínimo de volume. Esse trade-off ocorre pelo fato do sistema mecanizado incorrer em alguns custos fixos para que se possa implementa-lo. Os custos seria a compra de empilhadeiras, pallet trucks, esteiras ou carrosséis.

Exemplo de sucesso:

Um ótimo exemplo de sucesso que une praticidade e um atendimento personalizado por meio da automação da montagem e movimentação dos produtos é a Dell. A Dell trabalha com um sistema automatizado que monta os computadores de acordo com as especificações do consumidor. Alem disso, por meio de uma automação integrada com a logística os produtos quando já estão de acordo com as exigências do consumidor são etiquetados com as especificações do produto e são direcionados para o seu transporte ou armazenamento.

Exemplo de Fracasso:

Uma falta de coordenação entre o processo de montagem a forma de distribuição do produto pode resultar em grandes perdas para uma companhia ou um operador logístico. O processo de movimentação deve estar diretamente alinhado a embalagem do produto e ao processo de produção; para quando a integração entre produção e movimentação seja realizada os mecanismos de movimentação estarem alinhados a montagem do produto e as embalagens em que o mesmo esteja inserido. Isto é, o processo de movimentação do produto dentro da fábrica deve ser realizado de modo a facilitar a operação logística. Um exemplo de fracassos é o vídeo que segue ao lado com uma compilação de erros que um empilhadeira pode causar dentro de armazéns.