danças e ritmos brasileiros:

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
danças e ritmos brasileiros: by Mind Map: danças e ritmos brasileiros:

1. cateretê

1.1. A dança apresenta características africanas. Dança-se em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, que evolucionam uns diante dos outros ao som de palmas e bate-pés, sendo o acompanhamento constituído por duas violas. Os violeiros cantam no intervalo da dança e dirigem as evoluções do bailado.

1.2. veja o video em...

2. frevo

2.1. O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco , misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Deu origem ao frevo.

2.2. veja o video...

3. samba

3.1. O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

3.2. veja o video...

4. bumba meu boi

4.1. A dança conta a história de um rico fazendeiro que possui um boi muito bonito que sabe dançar "Pai Chico" e um momento começa o grande momento quando é apresentada a história de Catirina e Pai Chico.

4.2. veja o video em...

5. maracatu

5.1. Maracatu é uma dança dramática e praticada em Pernambuco. é formada por uma percussão e é como a maioria das manifestações brasileiras. Essa dança é uma mistura de culturas africanas, indígenas e européias. Os maracatus mais antigos são os do Recife

5.2. veja o video em...

6. jongo

6.1. Jongo é uma manifestação cultural de africanos que influi muito na formação do samba. Ele é tocado com o urucungo, viola, pandeiro e três tambores consagrados.

6.2. veja o video...

7. ciranda

7.1. É originnada pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam, esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som do ritmo lento e repetido.

7.2. veja o video em....