Danças e Ritmos Brasileiros

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças e Ritmos Brasileiros by Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Frevo

1.1. O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira que vem do estado de Pernambuco com marcha. Muito tocado no carnaval. Quem dançava frevo arrumava um conflito, como a capoeira.

1.2. Vídeo:

2. Samba

2.1. O samba é um gênero musical, do qual veio de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma dos principais protestos culturais populares brasileiras. Os principais tipos de samba são samba-enredo e samba de partido alto.

2.2. Vídeo:

3. Maracatu

3.1. Maracatu é um ritmo pernambucano, conhecido pelo seu ritmo frenético e sua batida forte. Faz parte do maracatu, a coroação de um Rei e de uma Rainha da nação negra.

3.2. Vídeo:

4. Jongo

4.1. Jongo é um protesto cultural africano. O Jongo influenciou no samba carioca, não só no samba mais também na cultura brasileira. Os instrumentos usados são os tambores, guaiá e puíta.

4.2. VÍDEO:

5. Ciranda

5.1. Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco que foi criada por mulheres de pescadores esperando seus maridos chegarem. A Ciranda é uma dança de roda, geralmente praticada em praças.

5.2. Vídeo:

6. Cateretê

6.1. O cateretê é uma dança rural brasileira. De origem tupi a dança apresenta características africanas. Dança-se em duas fileiras, uma com homens e outra com mulheres, que batem o pé e palmas.

6.2. Vídeo:

7. Bumba meu Boi

7.1. Bumba meu boi, boi-bumba é uma dança do folclore brasileiro, com personagens humanos e animais, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi.

7.2. Vídeo: