Danças

Plan your projects and define important tasks and actions

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças by Mind Map: Danças

1. Maracatu

1.1. A percussão é basicamente tambores grandes, chamados alfaias (pulso do Maracatu), acompanhados de caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

1.1.1. Veja a Dança:

1.1.1.1. Um pouco mais sobre o ritmo.

1.1.2. Maracatu é um ritmo de origem Pernambucana. Também conhecido como Baque virado, é usado pelo Maracatu Nação.

1.1.2.1. É conhecido principalmente pela forte percursão em ritmo animado, que teve o criamento nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra.

2. Frevo

2.1. Criado na cidade do Recife no fim do século 19, o frevo é conhecido pelo ritmo exageradamente alegre

2.2. Podemos dizer que o frevo é uma criação de compositores de música rápida, especialmente para o carnaval.

2.3. O frevo pode ser dançado de duas formas: quando todo mundo dança dança, ou quando passistas fazem os passos mais difíceis, de uma forma incrivelmente acrobática durante a música. O frevo tem mais de 100 passos.

2.4. Veja a Dança

2.4.1. Um pouco mais sobre o ritmo.

3. Bumba meu Boi

3.1. A festa do bumba meu boi foi criada no nordeste. Com o nascimento desse ritmo, foram criadas lendas, mas nenhuma com nenhum fundo de verdade. Uma dessas lendas diz que essa festa surgiu no estado do Piauí, porque a região hoje noeada Piauí começou a ser invadida por vaqueiros que vinham da Bahia à procura de diferentes pastagens para o gado.

3.2. Os instrumentos usados são maracás, matracas, tambores onça e tamborinhos.

3.2.1. Veja a Dança:

3.2.1.1. Um pouco mais sobre o ritmo.

4. Cateretê

4.1. O cateretê é um ritmo brasileiro. Se o nome é tupi a dança apresenta aparência africana. Se dança em duas filas, uma do sexo masculino e outra do sexo feminino, que dançam um na frente do outro ao som de palmas e bate-pés, sendo acompanhado por duas violas. Os violeiros tem a chance de cantar ao intervalo.

4.2. Veja a Dança

4.2.1. Um pouco mais sobre o ritmo.

5. Ciranda

5.1. Ciranda é um tipo de ritmo de Pernambuco. Foi criada na região Nordeste, melhor dizendo em Itamaracá, pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. É conhecida pela iniciação de uma grande roda, normalmente nas praias ou praças, onde as pessoas dançam no ritmo lento e repetido da ciranda.

5.2. O ritmo, quaternário composto, lento, com o compasso bem marcado por um toque forte do zabumba (ou bumbo), e acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá, é feito pelo movimento dos cirandeiros. São utilizados instrumentos de percussão.

5.2.1. Schedule

5.2.2. Budget

5.3. Veja a dança

5.3.1. Um pouco mais do ritmo.

6. Jongo

6.1. Veja a dança

6.1.1. Um pouco mais sobre o ritmo.

6.2. O Jongo é uma manifestação de cultura de africanos rural, associada à cultura africana no Brasil e que influiu bastante na formação do Samba carioca,e em toda a cultura popular brasileira.. Como os jongueiros dizem, o Jongo é o "avô" do Samba.