Danças e ritimos Brasileiros

Just an initial demo map, so that you don't start with an empty map list ...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças e ritimos Brasileiros by Mind Map: Danças e ritimos Brasileiros

1. maracatu

1.1. maracatu é uma dança dramática brasileira, nela se usa tambores grandes chamados de alfaias.No maracatu se tem o porta-estandarte,as damas do palácio, duque e a duquesa, o príncipe e a princesa, o embaixador, rei e rainha e as vezes tem os meninos lanceiros e o caboclo de pena.

2. Jongo

2.1. Jongo é uma manifestação cultural diretamente ligado a cultura africana ele foi influencio poderosamente na formação do samba carioca, composto por musicas e danças animadas,os instrumentos usado no jongo são tambores ou tabaques, no jongo, os pares dançam dentro da roda ao som dos tabaques e pontos que é o canto do jongo.

3. ciranda

3.1. ciranda é a dança de roda, praticada em praias, praças e outros. Os integrantes dançam ao som de um ritmo lento compasso e repetido, na ciranda são utilizados os instrumentos o tambor, o tarol e o chocalho, sanfona. A ciranda se dança pisando forte com o pé esquerdo à frente, num andamento lento a direita.

4. cateretê

4.1. O cateretê é uma tipica dança dos campos brasileiros, ele se dança em duas filas uma de homem e outra de mulheres ao som das palmas, bate-pé e violas, os violeiros que cantam ao intervalo da dança.

5. Frevo

5.1. O frevo surgiu no Recife porém é um ritmo Pernambucano que veio da marcha, da capoeira e do mexerique. Fazia,competições de blocos rivais

6. bumba meu boi

6.1. O bumba meu boi é uma dança folclórica, muito conhecida na região Nordeste. Esta dança mistura comédia, drama, sátira e tragédia, ele demostra a fragilidade do homem, a grande força de um boi é com o tema principal a “ressurreição”.

7. Samba

7.1. Samba é um gênero musical que deriva de raízes africanas e foi recriada no brasil pelo os escravos no inicio do seculo xx. Exemplo:

7.1.1. o samba-enredo que é usado nos desfiles de escolas de samba é nasceu no rio de janeiro.

7.1.2. o samba de partido alto que é cantado por dois ou mais sambistas.

7.1.3. O pagode que foi um ritmo brasileiro nascido no RJ que começou nas “festas” das senzalas. Hoje é um ritmo muito conhecido no mundo inteiro. O pagode tem como artistas Zeca pgodinho.

7.1.4. o samba canção com ritmos lentos

7.1.5. samba exaltação com acompanhamento de orquestras

7.1.6. E o samba-de-breque que é o samba de caráter humorista